quarta-feira, 13 de maio de 2015

Bituruna: Novas Eleições Municipal Dia 17


Paraná - Bituruna terá novas eleições dia 17.

Começaram a ser lacradas na terça-feira (12) as urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições suplementares que ocorrem no domingo (17) em Bituruna, na região sul do Paraná. As eleições foram autorizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Segundo a Justiça Eleitoral, desde 2010, o município já teve oito prefeitos por causa de candidaturas cassadas.

Das 8h às 17h de domingo, 12,6 mil eleitores devem comparecer aos 49 locais de votação, levando documento de identificação e título eleitoral. Os eleitores vão escolher entre três candidatos: Claudinei de Paula Castilho (PSDB), Vilmar Isoton (PMDB) e Angelo Masiero Neto (PSB).

Castilho, que foi eleito presidente da Câmara Municipal, é o atual prefeito interino do município. O vencedor da disputa, segundo a Justiça Eleitoral, cumpre mandato até 31 de dezembro de 2016.

Segundo o cartório eleitoral de União da Vitória, que responde por Bituruna, o resultado deve ser conhecido por volta das 19h de domingo. A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores que não estiverem na cidade devem justificar a ausência no cartório eleitoral em até 60 dias.

Conforme o cartório, a eleição fora de época ocorre nos mesmos padrões de uma eleição disputada no tempo regular. Os comícios podem ser feitos até quinta (14) e a campanha eleitoral é liberada até sábado (16). Ainda no sábado, as urnas serão levadas às seções eleitorais.

Os mesários e outros trabalhadores da Justiça Eleitoral já foram convocados para o pleito. Segundo o cartório eleitoral, as eleições vão movimentar 320 pessoas, entre mesários, secretários de prédio, policiais, motoristas e auxiliares de juiz eleitoral.

Cassações
A candidata eleita no período regular, em outubro de 2012, Catiane Andrioli Nhoatto Rossoni, não cumpriu o mandato porque a Justiça Eleitoral indeferiu o pedido de registro da candidatura. Segundo o TRE, a filiação partidária de Catiane não foi comprovada em tempo hábil.

O prefeito eleito em 2008, Remi Ransolin (PTB), foi cassado pela Justiça Eleitoral porque teve as contas reprovadas entre os anos de 2001 e 2004. Já em 2011, o prefeito Rodrigo Rossoni teve o mandato cassado por abuso do poder econômico.

Mandatos
Entre 2010 e 2015, a cidade teve oito prefeitos: Remi Ransolin (2009-2011), Eduardo Ribas Conrado (2011), Rodrigo Rossoni (2011-2012), Pedro Vicente Boese Padilha (2012), Carlos Roberto de Oliveira Silveira (2012), Catiane Rossoni (eleita em 2012), José Laurentino de Lara Ribas (2014) e Claudinei de Paula Castilho (2015).

Via Olho Aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém