quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cidade do Paraná se mobiliza para ajudar vítimas de tornado em Xanxerê


Imagem área mostra residências destelhadas em Xanxerê após a passagem de um tornado na tarde de segunda-feira (20) (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)


21/04/2015 14h29 - Atualizado em 21/04/2015 14h38


Associação de Pato Branco receberá donativos a partir de quarta-feira (22).
Fenômeno deixou ao menos dois mortos e 120 feridos em Santa Catarina.

Moradores de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, estão se mobilizando para ajudar as vítimas do tornado que atingiu a cidade de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, na tarde de segunda-feira (20). A campanha está sendo lançada pela Associação Empresarial da cidade, que deverá receber os donativos a partir das 8h de quarta-feira (22).

Segundo o presidente da associação, Fabrício Valenga, a iniciativa foi tomada porque muitos moradores de Pato Branco têm familiares e amigos na região do desastre. "Uma das nossas diretoras é natural de lá e tem familiares na cidade. Estamos a 120 km de distância e também temos muitas empresas com filiais em Xanxerê e vice-versa. Daí decidimos encampar essa ideia e já estamos conseguindo reunir outras associações e entidades", observa.

"Há cerca de 15 anos Pato Branco sofreu uma tragédia parecida e recebemos muita ajuda de municípios vizinhos, nada mais justo retribuir agora", lembra ao reforçar que espera a adesão de outras cidades.

A preferência para as doações são por água, roupas e cobertores. Empresas da cidade também já se disponibilizaram para levar os donativos até o estado vizinho.

A associação fica na Rua Xavantes, 315, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3225-1237.

Tornado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou na manhã de terça-feira (21) queXanxerê foi atingida por um tornado. Duas pessoas morreram, entre elas um pai que conseguiu salvar a mulher e um bebê de 3 meses, outras 120 pessoas ficaram feridas e aproximadamente mil ficaram desabrigadas, segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar na cidade.

Pelo menos 2,6 mil casas foram danificadas e cerca de 200 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na região devido à queda de cinco torres de transmissão de energia.

Conforme o Inmet, os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100km/h até 330km/h por volta das 15h, horário do fenômeno.




Do G1 PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém