quinta-feira, 5 de março de 2015

Deputado Bernardo Carli debate Região Metropolitana de Guarapuava com prefeitos da Cantuquiriguaçu

Foto ilustrativa

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 05 de março, entre Deputados Estaduais e alguns prefeitos da Associação de Municípios da Cantuquiriguaçu, incluindo seu Presidente, o prefeito de Quedas do Iguaçu, Edson Jucemar Hoffmann Prado, na Assembleia Legislativa do Paraná esclareceu diversos pontos do Projeto de Lei Complementar nº 8/2015, que cria a Região Metropolitana de Guarapuava.

De autoria dos Deputados Bernardo Ribas Carli e Artagão de Mattos Leão Junior, a proposição tem como objetivo criar um modelo administrativo que favoreça o desenvolvimento regional integrado. No entanto, a proposta gerou dúvidas entre os prefeitos dos municípios abrangidos, e que também compõem a Cantuquiriguaçu, sobre a possível perda de benefícios já garantidos por meio do Território da Cidadania, programa federal que visa promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania.

Com isso, ficou definido que os Deputados da Região formarão uma Comissão e irão até Brasília para verificar se haverá confronto ou não entre os pontos previstos em cada regulamentação. Carli explicou que o intuito é, única e exclusivamente, ajudar os municípios e criar mecanismos de desenvolvimento e fortalecimento regionais.

Também se discutiu na reunião a possibilidade de criação da Região Metropolitana de Laranjeiras do Sul e de eventuais modificações que se entendam necessárias no PL, como exclusão e inclusão de municípios na Região Metropolitana de Guarapuava.

O Projeto foi apresentado à Assembleia Legislativa no dia 4 de fevereiro deste ano de 2015 e encaminhado à CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, que o enviou à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano para um estudo técnico mais aprofundado.

Participaram da reunião os prefeitos de Foz do Jordão, Neri Quatrin, de Espigão Alto do Iguaçu, Zé Zgoda, e de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz. Representou o Deputado Bernardo Carli seu Assessor Jurídico João Arruda Junior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém