domingo, 31 de agosto de 2014

Dilma e Marina disputam o 2º turno, diz Datafolha








29/8/2014 às 20h30 (Atualizado em 29/8/2014 às 22h39)

Candidatas do PT e do PSB têm 34% cada, e Aécio (PSDB) aparece com 15% da preferência

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a candidata do PSB, Marina Silva, estão empatadas tecnicamente nas intenções de voto para a Presidência da República e fariam o segundo turno se as eleições fossem hoje, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (29). Marina e Dilma têm os mesmos 34%, cada, da preferência do eleitorado.

Encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, este é o primeiro estudo do Datafolha feito após o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV. Há 11 dias, pesquisa Datafolha mostrou que a petista tinha 36% das intenções de voto. Já Marina Silva tinha 21% da preferência.

O candidato do PSDB para o Planalto, Aécio Neves, está na terceira colocação, com 15% das intenções de voto — no outro levantamento do Datafolha, Aécio tinha 20% das intenções de voto e estava empatado tecnicamente com Marina. Em quarto lugar, aparece Everaldo Pereira (PSC), que teve 2% das menções. 

VEJA COMPLETO

Instituto Data Vox divulga pesquisa eleitoral para o Governo do Paraná


Por Redação CBN Sexta, 29 Agosto 2014 17:37

O Instituto Data Vox divulgou, nesta sexta-feira (29), pesquisa de intenção de voto para a disputa do Governo do Estado do Paraná.
290814 PESQUISA
O candidato à reeleição Beto Richa (PSDB) aparece à frente, com 40,7% das intenções de voto na pesquisa estimulada, na qual o eleitor entrevistado é exposto ao nome dos oito candidatos. Roberto Requião (PMDB) tem 27,1%, enquanto que Gleisi Hoffmann, do PT, tem 15,1% da preferência. Tulio Bandeira, do PTC, tem 1% das intenções de voto.


http://www.cbnfoz.com.br/editorial/parana/noticias/29082014-196044-instituto-data-vox-divulga-pesquisa-eleitoral-para-o-governo-do-parana

Goioxim: Paróquia São Sebastião Investe no Esporte para Catequisar



A Paróquia São Sebastião de Goioxim através do padre Sebastião e COPAE esta investindo cinquenta mil reais, em parceria com outras empresas, para construir um campo de futebol suíço com alambrado, na comunidade de Nsa. Senhora dos milagres. esta promovendo campeonato que começa já em setembro com 34 equipes.

Segundo padre Sebastião no ano que vem a catequese terá um novo modelo de abertura, quando o primeiro dia de catequese sera com jogo de futebol. Igreja Comunidade e Esporte andam junto.



sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Goioxim: Noite da Independendência dia 06 de Setembro Clube Estradão




Líder da rebelião na PEC já teria matado oito pessoas








Ele foi condenado a 80 anos de prisão e estava na PEC.



Os dois presos apontados como líderes da maior rebelião no sistema penitenciário paranaense foram transferidos para Maringá, nesta terça-feira (26), quando se encerrou a ação violenta no presídio.

Um dos "chefes" do motim seria o detento Washington Presence de Oliveira, de 28 anos, condenado a 80 anos de cadeia. Ele conversou com a imprensa na noite de ontem (25). O contato foi feito por Alessandro Meneghel que também está preso na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) e passou o telefone para Washington.

Ele usou a palavra presidente em seu nome, mas foi confirmado como Washington Presence, e é considerado um bandido perigoso, já esteve preso na penitenciária de segurança máxima em Mossoró/RN e ele responde pelos crimes de latrocínio em Iporã, triplo homicídio em Terra Roxa, assalto em Altônia e porte ilegal de arma de fogo.

Em 2009, Presence confessou ter asfixiado um colega de cela no interior da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM).

Outro líder do motim é Marcio Cassiano da Silva, conhecido como "Paulista" que também foi levado para a PEM em Maringá.

Outros criminosos que lideraram a rebelião são Julio Cesar Gobetti, o "Pauladinha", e Anderson Claiton da Silva, o "De Menor", os dois tem 20 anos e foram condenados em fevereiro a 18 anos de prisão por homicídio. 

Em Maringá

Washington Presence de Oliveira e Marcio Cassiano da Silva chegaram à Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) e estão em celas separadas. Eles ficam na galeria de triagem por até 30 dias, porém a direção da unidade não descarta a possibilidade de isolamento.



Segundo o diretor Vaine Gomes, desde 2009 o presídio não registra nenhum motim.



Com informações, CATVE.
Via portal cantu

Prefeitura de Virmond conclui a primeira etapa do projeto Prefeitura em Ação”








A Prefeitura de Virmond encerrou a primeira etapa do projeto Prefeitura em Ação nesta ultima semana; as comunidades atendidas foram Lagoa Bonita e Linha Santo Antônio, o objetivo do projeto é atender os produtores rurais realizando a manutenção de estradas, boeiros, terra-planagens entre outros serviços.

Como de costume, a Prefeitura em Ação contou com a participação de todas as secretarias dando total apoio aos agricultores.
Para a Prefeita Lenita, levar os Serviços da Prefeitura até as comunidades é muito gratificante. ”Fico muito feliz em ver o interesse das pessoas em participar da nossa gestão, a gente convida e a comunidade vem participar, opinar, dizer o que precisa ser melhorado, e é muito satisfatório ver as pessoas reconhecerem o trabalho que tem sido feito” Finaliza a prefeita.
O Projeto Prefeitura em Ação, tem como objetivo aproximar a comunidade do poder publico, e poder atender a todos.

O projeto Prefeitura em Ação está sendo um sucesso é isso que queremos fazer em todas as edições que iremos realizar trazendo ainda mais desenvolvimento ao meio rural.

E na Oportunidade gostaríamos de convidar a todos os produtores das comunidades de Rio Tapera, Alto Tapera, Queiroz (I e II) para participarem neste sábado dia (30), do Projeto Prefeitura em Ação com inicio as 09:00 da manha no pavilhão da comunidade do Rio Tapera. 


 




Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Virmond-PR

Mato Rico: Porte Ilegal de Arma de Fogo e outras ocorrencias



MATO RICO
PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Às 21h55min, uma equipe de policiais militares do Destacamento de Mato Rico, em
patrulhamento pela Avenida das Araucárias, Centro, realizou abordagem de um veículo
Ford Fiesta, de cor prata, sendo conduzido por um cidadão (28 anos), residente na Vila
Rural de Barra Bonita, município de Pitanga-PR. Ao fazer a busca no referido veículo, foi
encontrado embaixo do tapete do lado do motorista, um revólver calibre .22, marca Rossi
nº 865009, municiado com 06 (seis) munições intactas. Diante dos fatos, o mesmo foi
encaminhado para a 45ª Delegacia de Polícia Civil, em Pitanga.



Veja todos os boletins


Relatório 28.08.14
Baixar Agora


Guarapuava, 29 de agosto de 2014.
Setor de Comunicação Social - nlg

Virmond: Ponte da Comunidade do Campo das Crianças foi Concluída









Mais uma ponte foi restaurada pela Secretaria de Viação e Obras do município de Virmond. A ponte está localizada na Comunidade do Campo das Crianças que dá acesso a diversas propriedades entre outras localidades do Município, que devido ao grande volume de chuvas no mês de junho foi danificada e impedia o trafego de caminhões e maquinas pesadas.

A Prefeita Lenita Mierzva determinou uma mobilização de máquinas e funcionários para a execução dos serviços de reestruturação da ponte, vale ressaltar que esta obra foi concluída com recursos próprio do Município, e o transito esta liberado desde a semana passada com a conclusão da Ponte, onde foram colocadas vigas de concreto e ferragens , para oferecer mais seguranças ao trânsito de veículos, ônibus e máquinas agrícolas.



Lenita mesmo se recuperando do acidente domestico e com as queimaduras de segundo grau , declara “ que não se esquece do compromisso assumido com o povo e pediu uma atenção especial da Secretaria de Viação e Obras para que efetue as manutenções de pontes estradas e bueiros em toda a zona rural do município”. Não podendo estar presente solicitou o acompanhamento dos trabalhos do Vice Prefeito Fernandes Passarin que esteve presente durante toda a execução da reestruturação, demonstrando desta forma a credibilidade e preocupação da administração municipal junto aos produtores e toda a comunidade e os demais beneficiários com a restauração da Ponte onde lembramos a todos que a mesma já encontra-se liberada para o uso.













Informações e fotos: Elesandro Simione

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Debate na Band TV começa às 22 horas






quinta-feira, 28 de agosto de 2014 – 10:33 hs

A Band realiza às 22h de hoje o primeiro debate entre os candidatos ao governo do Paraná. Estarão frente a frente Ogier Buchi (PRP), Tulio Bandeira (PTC), Roberto Requião (PMDB), Bernardo Pilotto (PSol), Rodrigo Tomazini (PSTU), Gleisi Hoffmann (PT), Geonísio Marinho (PRTB) e Beto Richa (PSDB). Mediado pelo jornalista Fabrício Binder, o debate será transmitido ainda pelas rádios BandNews (FM 96,3), Banda B (AM 550) e no www.band.com.br. As informações são do Metro.

O debate será divido em quatro blocos e está previsto para durar 2h30. Comentários sobre o programa nas redes sociais podem ser feitos através da #debatenabandpr. Terça-feira (26), durante o encontro entre os presidenciáveis na Band, foram mais de 5 milhões através do Facebook.



www.fabiocampana.com.br

Cantagalo: Veiculo Furtado e Recuperado e Outros da Região



CANTAGALO
VEÍCULO RECUPERADO

Às 12h55min, uma equipe de policiais militares do Destacamento de Cantagalo foi
acionada pelo solicitante, o qual relatou que recebeu uma ligação anônima informando
que seu veículo Fiat Strada, o qual foi furtado no dia 25/08/2014, naquele município
encontrava-se estacionado na BR 277, Vila Lagoa Seca (Candói), nas proximidades do
Colégio Estadual, com uma pessoa dormindo no interior do automóvel.

A equipe deslocou até o referido endereço, juntamente com um investigador da Polícia Civil, onde
localizaram o veículo, o qual estava danificado. Nas proximidades, o possível autor do
furto, um adolescente de 14 anos, acabou confessando que furtou o referido automóvel. O
veículo foi removido e encaminhado, juntamente com o autor, até a Delegacia de Polícia
Civil de Cantagalo.


Veja completo todas do dia

Relatório 27.08.14
Baixar Agora



Guarapuava, 28 de agosto de 2014.
Setor de Comunicação Social - nlg

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Miss Bumbum lamenta após ser expulsa de casa pelo marido







A comerciante de 27 anos, Yara Muniz, vive um drama após ser eleita Miss Bumbum Bahia e representar o estado na etapa nacional do concurso. Em entrevista ao Ego, ela contou que o marido não aceitou a escolha dela de participar do concurso.

"Meu marido me pôs para fora de casa. Estou desesperada. Amo ele demais", disse ela ao site.

A crise de ciúmes começou depois que ela postou fotos ousadas nas redes sociais para ser selecionada para o concurso. "Uma amiga me disse que para ter mais votos eu deveria colocar fotos mais explícitas nos meus perfis do Facebook e Instagram. Fiz umas fotos caseiras mesmo e coloquei, de biquíni mesmo. Em um só dia uma delas teve mais de 300 curtidas. Só que foi burrada minha, eu sei", disse ela, que precisou se mudar para a sua loja de roupas temporariamente.

Yara é casada com um engenheiro e lutador de jiujitsu há cinco anos. Ela disse que não tem como desistir agora do concurso. "Se eu desistir do concurso tenho que pagar uma multa de R$ 30 mil prevista em contrato. Não tenho como arcar com isso. E também não acho certo desistir de um sonho. Não estou fazendo nada de errado. Não sou uma vagabunda", argumentou.


Com informações, Ego/Globo.
Via Portal Cantu

GOIOXIM: EQUIPES DE FUTSAL COMEÇAM MUITO BEM A COPA AMOCENTRO 2014







As equipes de futsal masculino, e feminino, começaram muito bem a copa Amocentro 2014 no ultimo sábado dia 23 de agosto, as equipes de futsal, de Goioxim foram até a cidade de laranjal estrear na competição e venceram as equipes da casa no feminino Goioxim venceu laranjal pelo placar de 2 X,1 e no masculino laranjal 2 Goioxim 3,e neste próximo sábado dia 30 as equipes de futsal de Goioxim jogara na cidade de santa Maria do oeste contra o time da casa.








Imprensa PMG

Homem que estava desaparecido é encontrado morto em Palmas







Por: Evandro Artuzi | 26 de agosto de 2014 20:08·

O corpo de um homem que estava desaparecido desde a semana passada, foi encontrado na manhã desta terça-feira (26) em Palmas, no sudoeste do Estado. Nereu Gotoske Daum, 45 anos, teria saído na sexta-feira (22) para pescar e não retornou para casa.

O corpo foi localizado por familiares em meio a uma plantação de pinus. Nereu estava vestido e a carteira com os documentos no bolso, porém apresentava ferimentos por todo o corpo, com parte das costas cortada e os ossos expostos.

A Polícia Civil de Palmas já iniciou as investigações. O carro da vítima, um Fiat Uno, havia sido encontrado ainda na tarde de segunda-feira (25), abandonado no estacionamento do Sindicato Rural de Palmas.

A polícia acredita que tenha sido deixado no estacionamento pelo assassino. De acordo com a família, Nereu não tinha vícios e quase não sai de casa. O corpo dele foi recolhido ao IML de Pato Branco.










Fotos: Alencar Pereira (RBJ)

noticiaspoliciais.com.br

terça-feira, 26 de agosto de 2014

PM realiza operação em Assentamento de Rio Bonito apreende arma e munições


Tenente Azevedo, comandante da 2ª Cia coordenou a operação (Foto: Miguel Angelo/NP)


Por: Miguel Angelo | 26 de agosto de 2014 19:07

O novo comandante da 2ª Cia em Laranjeiras do Sul, Tenente Azevedo, coordenou na tarde desta terça-feira (26) uma operação policial nos Assentamentos de Rio Bonito do Iguaçu. Foram mobilizados para essa ação, policiais lotados em Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu.

Em entrevista ao NP o comandante Azevedo, enfatizou que esse trabalho é fundamental para combater a criminalidade e garantir a segurança dos moradores. “Durante a operação realizamos patrulhamento na região do dois Assentamentos em Rio Bonito do Iguaçu e nos deparamos com um motociclista, em atitude suspeita, ele tentou fugir assim que viu a equipe policial, mas o abordamos e com ele, encontramos um revolver calibre 38 e cinco munições intactas” contou tenente Azevedo.

Tenente Azevedo que tem um histórico operacional disse que será comum a partir de agora operações como essa. O delegado Adriano Chohfi recebeu o preso na 2ª SDP elogiou o trabalho da PM.

Fotos: Miguel Angelo/NP

Marina abre dez pontos sobre Aécio e venceria Dilma no 2º turno






26/08/2014 | 18:26 | AGÊNCIA ESTADO

Pesquisa é a primeira realizada pelo Ibope após o acidente que matou Eduardo Campos, no último dia 13

Pesquisa Ibope encomendada pelo Estadão e pela Rede Globo mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) estaria à frente da nova candidata do PSB, Marina Silva, se o primeiro turno da eleição fosse hoje. Dilma Rousseff (PT) aparece com 34% das intenções de voto ante 29% de Marina, diferença fora da margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais. O candidato do PSDB, Aécio Neves, soma 19%. Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% das intenções cada e os outros candidatos somam 1%. Brancos e nulos são 7% e indecisos, 8%.

No levantamento anterior do Ibope, feito entre 3 e 7 de agosto, quando o cenário considerava Eduardo Campos como candidato do PSB, Dilma tinha 38% das intenções de voto, Aécio, 23% e Campos, 9%. Brancos e nulos somavam 13% e indecisos, 11%. Na primeira pesquisa a incluir Marina Silva como candidata, feita pelo Datafolha entre 14 e 15 de agosto, a ex-senadora aparecia com 21%, empatada tecnicamente com Aécio, com 20%. Dilma tinha 36% das intenções de voto. Brancos e nulos eram 8% e indecisos, 9%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Dilma aparece em primeiro, com 27% das intenções de voto. Marina vem em segundo, com 18%, seguida de Aécio, com 12%. Outros somam 2%, brancos e nulos são 12% e 28% não souberam ou não responderam.

No levantamento Ibope mais recente, Dilma aparecia com 25%, Aécio com 11% e o então candidato Eduardo Campos com 4%. Brancos e nulos eram 15% e 43% não sabiam ou não responderam.

Segundo turno

A pesquisa mostra ainda que Marina Silva venceria Dilma em um eventual segundo turno se as eleições fossem hoje. Nesse cenário, Marina tem 45% das intenções de voto contra 36% da petista. Brancos e nulos são 9% e indecisos, 11%.

Em um eventual segundo turno contra Aécio Neves, a presidente teria 41% das intenções de voto contra 35% do tucano. Brancos e nulos são 12% e indecisos, 12%.

No levantamento anterior do Ibope, feito entre 3 e 7 de agosto, ainda com Eduardo Campos como candidato do PSB, Dilma vencia seus dois principais oponentes. Quando o adversário era Aécio Neves, a petista tinha 42% contra 36% do tucano. Na simulação contra Campos, Dilma tinha 44% das intenções contra 32% do pessebista.

Na primeira pesquisa a considerar Marina como candidata, feita pelo Datafolha entre 14 e 15 de agosto, Marina aparecia à frente de Dilma, mas dentro da margem de erro: 47% a 44%. Quando o adversário da presidente era Aécio, a petista tinha 47% das intenções ante 39% do tucano.

Metodologia

A pesquisa Ibope foi realizada entre 23 e 25 de agosto, por encomenda da Rede Globo e do jornal O Estado de S. Paulo. Foram feitas 2506 entrevistas em todo o país. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-428/2014.




Fonte: www.gazetadopovo.com.br

GOIOXIM: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FINALIZOU O CURSO DE SAÚDE MENTAL, CRACK, E ÁLCOOL COM A TURMA DO CAMINHO DO CUIDADO




A secretaria municipal de saúde finalizou nesta segunda feira dia 25 o curso caminhos do cuidado contou com a participação de todos os profissionais de saúde e a presença do prefeito Elias Schreiner e da primeira dama a Sr Solange Schreiner, a formação deste curso foi direcionado para os agentes comunitário de saúde (ACS). Para o tutor do curso João, o curso vai contribuir de forma positiva na rotina dos profissionais. É um trabalho inovador que traz uma política antiga, mais pouco conhecida e muitas vezes difícil de lidar. 

O objetivo é ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta aos usuários da área de saúde mental do município, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. Colocando o cuidador na posição e deve buscar novas formas de dialogar com o usuário. Para a secretária de saúde a Sr Vilma nolla, este curso será muito significativo para nossos agente de saúde que estão de parabéns pelos trabalhos apresentados no encerramento do curso mostrando que superou a expectativa da equipe da saúde, também parabenizou os agentes comunitários de campina do Simão que participaram do curso caminhos do cuidado foi muito gratificante para todos falou a secretária de saúde Vilma nolla.



Imprensa PMG

Assembleia presta homenagem aos 60 anos da APAE no Brasil







A Assembleia Legislativa prestou homenagem hoje, no Plenário, aos 60 anos de atividades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Brasil e também da realização Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla cujo tema é “Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos! APAE BRASIL: 60 anos fazendo inclusão!”

O presidente Valdir Rossoni destacou o trabalho fundamental da entidade, presente em vários municípios brasileiros, cujo objetivo é dar condições para as pessoas especiais terem uma vida digna e feliz. O deputado disse que o Legislativo tem feito a sua parte ao colaborar com as APAES do Paraná. Ele citou a parceria com o Governo do Estado na aquisição de 182 micro-ônibus adaptados para o transporte de alunos com deficiência. “Além de promover o debate sobre o tema, com o dinheiro que economizamos aqui foi possível comprar parte desses ônibus especiais. Eu mesmo pude comprovar o que mudou no dia-a-dia dessas pessoas. Eu via as dificuldades que os alunos enfrentavam pelas péssimas condições do transporte feito com uma Kombi caindo aos pedaços e que não era adaptada. Agora, com o ônibus novo, a vida é outra para os alunos e para o motorista.”

O vice-governador, Flávio Arns agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa e dos deputados estaduais nas ações quem envolvem as pessoas com deficiência. Ele lembrou três episódios em que a Assembleia foi fundamental para isso: a aprovação da lei do programa ‘Todos Iguais pela Educação’, a parceria na aquisição dos ônibus adaptados e, agora, na análise da Estatuto da Pessoa com Deficiência. “Esse estatuto engloba todas as áreas e os direitos e tratamentos igualitários para os portadores de deficiência. Esperamos que o debate termine logo e a votação seja feita ainda neste ano.”



Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Neuza Soares, presidente da Federação das APAEs do Paraná, fez um breve balanço das atividades da entidade no estado e do trabalho realizado Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Segundo ela, a Semana é apenas o início das atividades sobre o tema proposto. A diferença é a comemoração dos 60 anos da entidade. “Aqui no Paraná somos mais de 17 mil voluntários na defesa das pessoas com deficiência. Temos trabalhado nesses 60 anos para que todas as pessoas tenham os mesmos direitos assegurados.”

Neuza ressaltou os avanços no atendimento às pessoas com deficiência no estado e agradeceu aos parlamentares pela aprovação do projeto do Governo do Estado batizado de ‘Todos Iguais Pela Educação’, que deu o direito às APAEs e entidades coligadas de receberem recursos similares aos repassados ao ensino básico. “Recebemos desse governo todo um programa que nos dá essa estrutura. Isso permitiu o repasse dos micro-ônibus, a merenda escolar, a formação da brigada escolar, além de reformas e projetos de novas construções. Esse governo entendeu que o aluno com deficiência também é um aluno da rede comum de ensino e a ele é assegurado os direitos da criança, dita, comum.”



Estatuto da Pessoa com Deficiência

A presidente da Federação das APAES também falou sobre a importância do projeto que será votado pelos deputados e que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência no estado do Paraná. “Ele vem sendo discutido desde o ano passado e é mais um grande avanço no Paraná. O Estatuto está excelente e espero poder fechar esse ano com a notícia de que ele foi aprovado pelos senhores deputados.”


Fotos: Nani Gois


Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidência

Pesquisa IBOPE confirma Beto no primeiro turno

Foto ilustrativa

A primeira pesquisa Ibope para a eleição estadual, divulgada nesta segunda-feira, mostra que o governador Beto Richa, será reeleito já no primeiro turno. Beto tem 43% das intenções de voto, 17 pontos à frente do segundo colocado, com 26%, e 29 pontos distante da terceira colocada, que aparece com 14%. Considerados apenas os votos válidos, Beto tem 50,6%, o que garante a vitória já no primeiro turno. Beto agradeceu a confiança dos paranaenses e destacou que o trabalho vai continuar.// SONORA BETO RICHA//

A pesquisa foi realizada nos dias 21 a 23 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa Ibope está registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral. 

(Repórter: Juliane Silva)

Cantagalo: Furto em Relojoaria e Furto de Veiculo




CANTAGALO
01 - FURTO QUALIFICADO

Por volta das 20h50min, entrou em contato com a equipe de serviço o solicitante,
funcionário de uma empresa de monitoramento, o qual relatou que após disparo de
alarme numa relojoaria, o mesmo deslocou até o referido local onde constatou dano nos
vidros da porta de entrada da loja, acionando então a equipe Policial a qual de posse das
características repassadas do suspeito, que estaria trajando blusa branca com capuz,
efetuou patrulhamento nas imediações, porém sem lograr êxito na localização do mesmo.

Retornando ao local, fez proteção do patrimônio exposto até a chegada do proprietário, o
qual veio a dar falta de aproximadamente dez a quinze relógios não sabendo informar
marca e modelo.

02 – FURTO DE VEÍCULO
Por volta das 21h50min, o solicitante entrou em contato via telefone de emergência “190”,
relatando que havia deixado seu veículo Fiat/Strada estacionado em frente à residência,
na Rua Alzira Pinto, Vila Dariana, e que ao sair percebeu que seu veículo não se
encontrava estacionado no local relatado.

Disse que por volta das 21h40min ouviu uma arrancada brusca e que não deu importância para tal fato. Também relatou que no interior
do veículo havia deixado a chave na ignição, e uma bolsa com os documentos pessoais
pertencentes a sua esposa. Foi informado a CIA de Laranjeiras do Sul, destacamentos
subordinados a mesma, bem como a praça de pedágio do município de Candói, 16º
BPM, DPM de Goioxim, DPM Candói. Foi efetuado patrulhamentos no intuito de localizar
o veículo, porém sem êxito.

Outras Ocorrencias completo


Relatório 25.08.14
Baixar Agora

Guarapuava, 26 de agosto de 2014.
Setor de Comunicação Social do 16º BPM.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Audiência Pública discute projeto sobre o estatuto da pessoa com deficiência






O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, abriu na manhã desta segunda-feira (25), no Plenarinho, a audiência pública sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná.

O projeto de lei nº 335/2014, do Poder Executivo, que institui o estatuto, já está tramitando nas comissões da Assembleia. O debate sobre o tema ganha relevância porque esta é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A audiência pública foi proposta pelos deputados Rossoni (PSDB) e Professor Lemos (PT).

O estatuto estabelece normas para assegurar, promover e proteger o exercício pleno e em condições de igualdade de direitos humanos e fundamentais para as pessoas com deficiência. O objetivo é garantir a inclusão social e cidadania plena, efetiva e participativa.

“É muito importante que este debate seja realizado aqui na Alep. É nossa contribuição neste assunto. O projeto foi elaborado com a experiência e colaboração do vice-governador Flávio Arns e pode ser aperfeiçoado em alguns pontos”, disse o deputado Rossoni.

Ele lembrou que o que a Assembleia Legislativa já fez para ajudar, a partir do dinheiro economizado na administração, trouxe um grande resultado para as APAES. “O governo do estado tinha R$ 18 milhões para a compra de ônibus adaptados para as APAES. Entramos com outros R$ 10 milhões e foi possível a compra de 182 micro-ônibus especiais para todo do estado.”

No início da sessão desta segunda-feira, será feita uma homenagem aos 60 anos das APAES.



Fotos: Nani Gois
Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidência

Primeira ação da prefeitura do povo reuniu mais de mil pessoas






Em 25 de agosto de 2014

A Prefeitura de Cantagalo promoveu no último sábado (23) a grande ação "Gestão Cidadã: Administração Municipal perto de você", que neste lançamento atendeu as Vilas Nova, Verde, Realejo e São Pedro. Todas as secretarias e principais departamentos municipais se fizeram presentes, descentralizando as atividades da prefeitura para chegar mais perto da população. As atividades começaram às 9 horas e se estenderam por todo o dia envolvendo mais de mil pessoas. 

Para o prefeito Everson Konjunski, idealizador do projeto, que ele chama de 'Prefeitura do Povo', é uma conquista poder cumprir mais esse compromisso com a população de Cantagalo. "Meu objetivo é sempre estar mais perto do povo, é para eles que uma prefeitura existe, é para eles que nós funcionários públicos nos dedicamos. Esse é um grande projeto que irá passar por todas os bairros e comunidades de nosso município, atendendo de perto e ouvindo a população", afirmou o prefeito. Dentre os mais de 600 atendimentos tanto imediatos, quanto agendados, realizados no dia do projeto que aconteceu no Centro Comunitário da Vila Nova estão:

- SAÚDE: Mais de 200 atendimentos divididos entre: Aplicação de vacinas, Pesagem e medição para famílias do Bolsa Família, Consultas Médicas, Agendamento de consultas especializadas, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, medicamentos.
- ASSISTÊNCIA SOCIAL: Dia da beleza (corte de cabelo, manicure, penteados), Atendimento do INSS e demais programas sociais (Bolsa Família, Família Paranaense).
- HABITAÇÃO: Divulgação dos programas, cadastros, acompanhamento, esclarecimento de dúvidas, orientações para regularização.

- EDUCAÇÃO: Oficina de pintura e leitura, esclarecimento de dúvidas sobre matrículas.
- AGRICULTURA: Distribuição de mudas e sementes e orientações para hortas caseiras.
- VIAÇÃO, OBRAS E URBANISMO: Trocas de lâmpadas (iluminação pública), coleta de entulho, recuperação de ruas, poda de árvores.

- ESPORTE: Realização de jogos, atividades e brincadeiras.
Na noite de 03 de setembro haverá a segunda etapa do projeto na Vila Nova, com o retorno dos protocolos respondidos e também uma sessão de cinema para os moradores. O próximo bairro que irá receber o projeto é a Vila Caçula, no dia 06 de setembro (sábado).



Camille Prestes de Oliveira
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Cantagalo

Marquinho Porte ilegal de arma de fogo e Campina do Simão Embriaguez ao volante e direção perigosa e Outros




PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM MARQUINHO – 16º BPM / 2ª Cia.

No dia 23 Ago. 14, às 09h00min, policiais militares deslocaram até a localidade de Linha
Guampará, num Bar, onde prestaram atendimento a uma ocorrência de natureza porte ilegal de
arma de fogo. A equipe recebeu uma solicitação informando que na data de ontem
(22/08/2014), uma pessoa conhecida como “LICO” chegou num bar na localidade de
Guampará e acabou ameaçando alguns freqüentadores do local, vindo a exibir uma arma de
fogo, momento em que o proprietário do estabelecimento, veio a desarmar a pessoa conhecida
como “LICO”, este então veio a fugir do local e na manhã de hoje (23/08/2014), o dono da arma
retornou ao bar para reaver a referida arma.

A equipe deslocou ao referido endereço e
visualizou uma pessoa jogando um objeto assim que percebeu a presença da equipe. Foi dada
voz de abordagem e nada de ilícito foi encontrado com o abordado, sendo efetuadas buscas
próximas ao mesmo e localizado um coldre. Em contato com o proprietário, o mesmo entregou a equipe um revólver marca Taurus, calibre .32, municiado com cinco cartuchos intactos e um
deflagrado.

A pessoa de “LICO” informou ser de sua propriedade a referida arma, mas negou-se a fornecer seus dados pessoais, sendo que a equipe o identificou como sendo a pessoa,
com 27 anos, contra o qual existe em aberto um mandado de prisão expedido pela comarca de
Cantagalo-PR, pelo artigo 157. Diante do fato, foi dada voz de prisão, o qual veio a resistir com
empurrões e usando de força física contra a equipe, sendo necessário o uso de força física
moderada para contê-lo e algemá-lo, do que resultou em algumas escoriações na face. O
autor, juntamente com a referida arma, foram entregues na 2ª SDP de Laranjeiras do Sul, para
as devidas providências.



EMBRIAGUEZ AO VOLANTE E DIREÇÃO PERIGOSA DE VEÍCULO OU
EMBARCAÇÃO EM CAMPINA DO SIMÃO – 16º BPM / 1ª Cia.

No dia 24 Ago. 14, às 18h25min, a equipe policial militar da Campina do Simão encontrava-se
em policiamento preventivo na localidade de Rosa Maria, Zona Rural de Campina do Simão, no
período todo, onde acontecia uma festa paroquial. Em dado momento a equipe deparou-se
com um cidadão, 28 anos, o qual encontrava-se transitando com uma motocicleta
Yamaha/YBR-125, de cor preta, o qual passou a realizar de forma provocadora a equipe
policial, ações como aceleração, queima de pneu e arrancadas em alta velocidade, tudo isso
no momento em que duas crianças atravessavam a via, a qual encontrava-se cheia de
pedestres e de veículos transitando.

A referida pessoa acabou fazendo as mesmas manobras
por duas vezes na frente de toda a comunidade que participava da festa. Depois disso ele
encostou a motocicleta num canto do pátio da igreja e rapidamente a equipe chegou ao mesmo
deu voz de prisão ao mesmo por direção perigosa e embriagues ao volante, sendo
encaminhado a 14ª SDP para as devidas providências.



Veja completo


Relatório 24.08.14



Baixar Agora


Relatório 23.08.14



Baixar Agora


Guarapuava, 25 de agosto de 2014.
Comunicação Social do 16º BPM.

Rebelião em penitenciária de Cascavel tem quatro mortos e dois decapitados







Parentes de presos fizeram uma manifestação e chegaram a bloquear a rodovia BR-277 por aproximadamente 40 minutos.

A rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel que começou no início da manhã deste domingo deixou dois presos decapitados, segundo policiais que estão no local e a comissão de direitos humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Há ainda ao menos três reféns - dois agentes penitenciários e um policial civil detido por tráfico de drogas. Os presos amotinados, que dizem ser da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), estão no telhado do presídio, de onde jogaram pelo menos quatro detentos.

Não há informações sobre feridos, mas 60% do presídio está tomado pelos amotinados, segundo a Secretaria de Justiça. O advogado Jairo Ferreira Filho, do Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná), e o representante da OAB Amarildo Horvath dizem que pode haver mais mortos. Várias ambulâncias saíram do local levando presos feridos. Horvath, que deixou a unidade prisional por volta das 17h após acompanhar as negociações no presídio, disse ter visto três mortos. "Os presos falam que há mais", disse o advogado.

Segundo Ferreira, os rebelados usaram a cabeça de um morto para torturar um agente penitenciário que é mantido refém. Eles encostam a cabeça no colo do agente, que está deitado no telhado. "Estão fazendo tortura psicológica", disse Ferreira Filho. A penitenciária tinha 1.040 detentos no presídio no momento da rebelião e apenas nove agentes para fazer a segurança, de acordo com o sindicato dos funcionários. De acordo com o capitão da Polícia Militar Cícero Tenório, pelo menos 36 presos que não participaram da rebelião foram transferidos na tarde deste domingo para a PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel), que fica ao lado do presídio estadual em rebelião.

Parentes de presos fizeram uma manifestação e chegaram a bloquear a rodovia BR-277 por aproximadamente 40 minutos. Eles usaram galhos de árvores para interromper o tráfego, mas depois de negociações com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) liberaram novamente a passagem de veículos. Um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Paraná sobrevoa o presídio. Por volta das 15h20, o efetivo no local, que contava com o Pelotão de Choque da PM, foi reforçado com a chegada de homens do BPFron, o Batalhão de Polícia de Fronteira do Estado. Na rebelião, que começou por volta das 7h deste domingo, os amotinados atearam fogo em colchões e subiram no telhado dos pavilhões, onde estenderam uma faixa do PCC. 

A energia elétrica foi cortada pela Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica). Os presos reclamam de más condições do presídio e de uma suposta agressividade dos agentes. Eles exigem a presença de um desembargador do Tribunal de Justiça e da imprensa dentro do presídio. Um juiz da Comarca de Cascavel e a secretária de Justiça do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, estão no local tentando negociar com eles. Do lado de fora, centenas de familiares aguardam o desfecho do motim. Muitos rezam, enquanto outros choram. (Com Folhapress)




Fonte: www.portalcantu.com.br

domingo, 24 de agosto de 2014

Veículo sai da pista, capota e mata dois jovens na BR-158 em Laranjeiras do Sul








Uma jovem de 18 anos, identificada como Adrieli Rissardi e Rodrigo Aguirre de 19, o Polenta, faleceram no final da tarde deste sábado em acidente registrado na BR-158, na ultima curva que da acesso à reta do trevo, chegando na BR-277. 

Os dois estavam em um veículo Gol, conduzido por David Francesco de 18 anos que sofreu ferimentos leves. Ocupava ainda o veículo a jovem Fernanda Rosa de 24 anos que não se feriu. Adrieli morreu na hora e Rodrigo ainda foi encaminhado para casa hospitalar em Laranjeiras, mas não resistiu. Os corpos serão encaminhado para o IML de Guarapuava.

Fonte:www.educadora1120.com.br

sábado, 23 de agosto de 2014

Acidente com Morte Na PR 364 Km 347 Proximo a Pitanga




Credito informações e fotos Policia Rodoviaria Estadual

Por volta das 16h50min fomos informados de um acidente tipo colisão frontal na PR 364 Km 347 + 300m, envolvendo o veículo motocicleta Honda CG 125 cor azul placas e chassi não identificados, conduzido por Josiel Van Haandel de 22 anos e o veículo caminhão Iveco Euro Cargo 23024 cor branca placas AUM-1629 de Roncador PR, no acidente resultou em vítima Josiel Van Haandel de 22 anos o qual entrou em óbito no local e foi encaminhado ao IML de Guarapuava, os veículos e o condutor do caminhão foram encaminhados à DP de Palmital para as medidas cabíveis. condutor da motocicleta não possui CNH (conforme consulta via Celepar).




Fonte:
POLÍCIA MILITR DO PARANÁ
SUBCOMANDO-GERAL
BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA
5ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA
PRV PITANGA

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Paraná terá 20 novos presídios para retirar detentos das delegacias, diz Beto Richa



O governador Beto Richa confirmou nesta quinta-feira, em entrevista ao portal G1, a ampliação e construção de 20 unidades prisionais para acabar com a lotação das delegacias no interior do Estado. As obras vão abrir 6.670 novas vagas no sistema prisional paranaense. Beto afirmou que a meta é zerar a lotação.//SONORA BETO RICHA// No início do ano, Beto determinou a transferência de presos custodiados em delegacias de Curitiba e Região Metropolitana para o sistema penitenciário. Em três anos e meio, foram retirados sete mil detentos das delegacias. 

De acordo com o governador estão em andamento obras que vão zerar essa situação.// SONORA BETO RICHA// Vão ser construídas seis cadeias públicas, seis novos Centros de Integração Social, e ampliação de oito unidades. Beto relembrou que em 2010 o Paraná tinha a pior situação carcerária do Brasil. Ele também apresentou as propostas e fez um balanço das ações em segurança. Foram cumpridos 76 mil mandados de prisão em três anos e meio. Beto enfatizou também a redução do número de criminalidade.// SONORA BETO RICHA// Depois da entrevista, o governador inaugurou um comitê em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e mais de 150 moradores da cidade fizeram uma grande manifestação de apoio a Beto Richa. A população e as lideranças políticas elogiaram a gestão do governador. A geração de empregos foi citada como uma das principais conquistas da cidade. Beto Richa trouxe de volta ao município a industrialização e a criação de emprego. O carpinteiro e pedreiro Florentino Moreira, morador de São José dos Pinhais, disse que Beto Richa tem que ser reeleito governador.// SONORA FLORENTINO MOREIRA//



Três grandes empresas decidiram se instalar na cidade com incentivos do governo estadual. A maior é a Renault, que investe 2 bilhões de reais na cidade com geração de 2 mil empregos. Desde 2011, segundo o Ministério do Trabalho, o Paraná criou 366 mil novos postos de trabalho com carteira assinada.

(Repórter: Juliane Silva)
AEN

Cantagalo: Ação Gestão Cidadã começa amanhã em quatro bairros






Em 22 de agosto de 2014

O prefeito Everson Konjunski e todas as secretarias municipais estão preparados para iniciar amanhã um grande projeto em Cantagalo. A ação GESTÃO CIDADÃ: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PERTO DE VOCÊ, será iniciada amanhã (23) no Centro Comunitário da Vila Nova e aatenderá nesta primeira etapa a população da Vila Nova, Vila Verde, Realejo e São Pedro. 

Serão inúmeras atividades programadas para o dia todo, envolvendo os departamentos e secretarias. Haverá por exemplo o dia da beleza, com corte de cabelo masculino e feminino, atendimentos e esclarecimentos sobre programas sociais e documentação, atividades e jogos com as crianças e jovens, agendamento de exames, vacinação, exames de glicose e pressão, espaço da leitura e muito mais.

"É um dia para estar perto do povo, é a prefeitura do povo, descentralizada do prédio principal e colocadas nos bairros, nas comunidades, para estar junto com a necessidade do povo", afirmou o prefeito, lembrando que a ação irá passar por todos os cantos do município de Cantagalo, chegando à toda população.
Durante o dia, além das ações desenvolvidas será realizado o agendamento de protocolos para os moradores dos bairros citados.




Camille Prestes de Oliveira
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Cantagalo

Porto Barreiro: escolas rurais tem internet gratuita


Foto por: Assessoria




As escolas rurais de Porto Barreiro já começam a ser preparadas para receber o serviço de internet gratuita. Nesta quinta-feira (21), a prefeita Marinez Crotti recebeu a vista do presidente da Tim, Rodrigo Abreu, e dos técnicos que estão efetuando o serviço nas escolas. A empresa foi a vencedora do leilão da Anatel para a implantação da internet 4G na região Sul. 

Para a prefeita, o acesso gratuito à internet nas escolas rurais será um excelente benefício, que contribuirá para o desenvolvimento da educação. “Ela servirá como ferramenta para facilitar a comunicação e a informação, tando de alunos como de professores”, disse. 

Marinez também destacou que a operadora de telefonia também está instalando torres no município.
Já o presidente da Tim, Rodrigo Abreu, afirma que acredita na inclusão digital por meio da tecnologia móvel, por isso, disponibilizar acesso à internet em escolas rurais vai muito além do cumprimento de uma obrigação. “Faz parte do compromisso com a sociedade e reforça a importância do setor para o desenvolvimento do país”, afirmou.


Fonte: www.jcorreiodopovo.com.br

GOIOXIM: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA CURSO DE DERIVADOS DE MANDIOCA






A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMASG, dentro do cronograma de Cursos Técnicos estabelecido para o ano de 2014, iniciou no dia 21 de Agosto, na panificadora municipal, CURSO DE DERIVADOS DE MANDIOCA, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Segundo o assistente social Ronildo José da Silva, “este curso é destinado às mulheres Goioxinhense, no intuito de ampliar o conhecimento das mesmas, todavia para a geração de renda, mas, também, é uma forma de resgatar a autoestima, mostrando-as que são capazes de fazer algo, desde que tenham dedicação, comprometimento e persistência”. Diante disso, agradecemos ao Prefeito Municipal Elias Schereiner e sua esposa Sra. Solange Schereiner pelo apoio.






Imprensa PMG

Marquinho: Veiculo Recuperado e Boa Ventura do São Roque Posse Irregular de Arma de Fogo


MARQUINHO
VEÍCULO APREENDIDO

Às 13h00min, a equipe recebeu uma ligação do solicitante, o qual relatou que estava em
Laranjeiras do Sul com sua esposa no hospital, e que recebeu uma ligação de um
cidadão, o qual o solicitante conhece de longa data devido a terem estudado juntos na
faculdade, e que o mesmo pediu um veículo emprestado e disse que o seu veículo havia
apresentado problemas mecânicos. O solicitante retornou até sua residência, onde
encontrou com o amigo que estava com um veículo Ford Focus, placas do município de
Cascavel-PR.

O solicitante emprestou um veículo VW Fox e deixou o veículo Ford/Focus
na garagem da residência. Ao retornar ao hospital em Laranjeiras do Sul, ao passar pelo
posto da PRF de Laranjeiras do Sul o mesmo notou uma certa movimentação estranha no
posto. Então entrou em contato com o comandante do destacamento e relatou o ocorrido
ao mesmo, e solicitou que fosse averiguar o veículo deixado na garagem de sua
residência.

A equipe deslocou até o local onde encontrou o veículo e em buscas no
interior do automóvel foi localizada a identidade funcional do condutor, sendo constatado
ainda que no parachoque traseiro havia uma perfuração, que provavelmente seria de
disparo de arma de fogo, e também vários riscos e amassados na lataria, e que o veículo
estava com o estepe rodando, e o pneu original não se encontrava no veículo. Entrado
em contato com a PRF, a equipe foi informada que por volta das 11 horas havia
apreendido dois veículos com contrabando, e que um veículo Ford/Focus teria se
evadido, e que o mesmo era de cor prata. Diante disso o veículo foi apreendido e
encaminhado ao Destacamento PM. O solicitante foi conduzido até a delegacia para
esclarecimentos e o veículo foi entregue na Polícia Federal em Guarapuava.


Guarapuava, 22 de agosto de 2014
Setor de Comunicação Social do 16º BPM - nlg


BOAVENTURA DE SÃO ROQUE
POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO

Às 13h30min, policiais militares realizavam patrulhamento pela PR 466, quando a
aproximadamente 500 metros do trevo secundário de acesso ao Município de Pitanga,
avistaram uma pessoa efetuando disparos de arma de fogo. De imediato a equipe
realizou a abordagem e em conversa com o autor, o mesmo apresentou
espontaneamente à equipe um rifle calibre 22, desmuniciado, da marca CBC, com
capacidade para 01 (um) cartucho, com silenciador e mira a laser.

Diante do fato, foi apreendida a referida arma e entregue juntamente com o autor na 45ª DRP, em Pitanga.

Guarapuava, 21 de agosto de 2014.
Setor de Comunicação Social - nlg

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CNJ pode adotar projeto da Assembleia, MP e Secretaria da Educação





O deputado Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa, revelou nesta quarta-feira (20) que o programa “Parlamento Jovem Cidadão” será apresentado em Brasília ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A intenção é que ele seja adotado em outros estados. O programa foi criado através de uma parceria entre a Assembleia, o Ministério Público e a Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é o de incentivar os estudantes do ensino médio a conhecer os poderes públicos e participar da vida política.

Rossoni contou a novidade durante a visita de estudantes de Comunicação da Uninter de Curitiba. Pouco antes, tinha sido informado que o promotor Eduardo Campi, do MP, estava a caminho da capital federal para levar a proposta ao CNJ. “No passado não muito distante a Assembleia teve momentos muito difíceis, atolada com escândalos. O Legislativo foi muito cobrado, com razão, pela sociedade e pelo Ministério Público, que hoje é parceiro. Nós demos a resposta positiva que era esperada. Implantamos medidas moralizadoras e, por isso mesmo, duras. Agora a Assembleia é referência em todo o Brasil em iniciativas como essa”, disse o deputado. “As visitas de jovens e conversas como a que tivemos aqui com os estudantes de Jornalismo e Publicidade incentivaram para a criação do projeto.”



O programa

O convênio para implantação do “Parlamento Jovem Cidadão” foi assinado em julho deste ano. Prevê a distribuição do Caderno da Cidadania entre os alunos dos 32 núcleos de educação do Paraná, preparatório para que os interessados apresentem projetos de cidadania. Um projeto de cada núcleo é selecionado e os autores formarão o “Parlamento”, que fará visitas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.







Fotos: Nani Gois/Alep

Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidência