quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

UFFS: mais oportunidade aos povos indígenas





A Universidade Federal da Fronteira Sul divulgou nesta semana o resultado definitivo do Processo Seletivo Especial do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN). Os candidatos concorreram às 82 vagas ofertadas nos cursos de graduação em cinco campi da Instituição. O processo registrou 183 inscritos e 58 alunos foram classificados em primeira chamada.

A prova para seleção, envolveu 25 questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais, e ocorreu no dia 30 de novembro e foi aplicada nos campi Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Passo Fundo. A Universidade disponibilizou duas novas vagas para cada curso de graduação oferecido na instituição.

“Essa é mais uma iniciativa da UFFS no sentido de possibilitar o acesso à educação superior a uma parcela da população que historicamente ficou excluída desse nível educacional.” Com estas palavras, o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, define a iniciativa da UFFS em criar o PIN. Segundo Braida, “a Universidade pensou em uma proposta especial, com uma prova específica que não o Enem, porque muitos estudantes da educação básica indígena ainda têm grandes dificuldades em prestar esse exame”.

Conforme o pró-reitor, a UFFS está preparando-se adequadamente para receber um contingente significativo de estudantes indígenas. “Constituímos comissões especiais que serão responsáveis pelo ingresso e acompanhamento desses alunos ao longo do ano letivo em seus cursos. Essas comissões organizarão a chegada, conversarão com os professores e demais setores da UFFS para que a Instituição de fato garanta a inclusão desses estudantes, pois o ingresso é uma primeira etapa do processo de inclusão. A inclusão se dá em todas as etapas de formação até a conclusão do curso”, informa Braida.

Matrículas

Conforme Edital Nº 805/UFFS/2014, disponível na página da UFFS (www.uffs.edu.br), para os candidatos aprovados em primeira chamada, as matrículas acontecem nos dias 27 e 28 de janeiro de 2015.

O procedimento deverá ser feito pessoalmente, ou por seu procurador, nas Secretarias Acadêmicas dos campi de Chapecó, Erechim, Cerro Largo, Realeza e Laranjeiras do Sul, no horário das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Caso as vagas não sejam preenchidas nesta primeira chamada, uma segunda chamada está prevista. Os endereços dos campi da UFFS para efetivação da matrícula, bem como os documentos necessários constam no site da Instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém