terça-feira, 7 de outubro de 2014

Horário eleitoral voltará ao rádio e a TV no dia 11 de outubro





O HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO VOLTA ÀS EMISSORAS DE RÁDIO E TV NO DIA 11, PRÓXIMO SÁBADO. OS PROGRAMAS SERÃO DIÁRIOS E OS CANDIDATOS A PRESIDENTE E A GOVERNADOR TERÃO TEMPOS IGUAIS.

LOC: A PROPAGANDA ELEITORAL PARA O SEGUNDO TURNO VAI ATÉ 24 DE OUTUBRO, 2 DIAS ANTES DA VOTAÇÃO. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA.

(Repórter) O horário gratuito de propaganda eleitoral vai recomeçar na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro. Os programas vão ao ar diariamente nas emissoras de TV e rádio, de segunda a domingo. Os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff e Aécio Neves terão dois blocos de 10 minutos cada para expor suas ideias no rádio e na TV. Como foi a mais votada, a candidata à reeleição irá iniciar a volta do horário gratuito, de acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral. A ordem entre eles será alternada a cada programa. Logo após os presidenciáveis, será a vez dos candidatos a governador dos estados que não elegeram representante no primeiro turno. São eles: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Rio Grande do Sul. Os candidatos a governador também terão dois blocos de dez minutos cada um para pedir voto aos eleitores. O ministro do TSE, Admar Gonzaga, explica porque, no segundo turno, os candidatos têm o mesmo tempo para propaganda.

(Admar Gonzaga) “No primeiro turno a campanha ela é divida de acordo com as bancadas dos partidos que integram a coligação. Então você tem uma campanha diferenciada de acordo com, cada candidato, os partidos que eles conseguiram atrair para sua coligação. No segundo turno não. No segundo turno a conta é zerada, isso não tem mais interferência, e você tem os dois candidatos em pé de igualdade pra fazer sua campanha.”

(Repórter) Os horários serão os mesmos do primeiro turno. Na televisão, a uma da tarde e às oito e meia da noite. No rádio, às sete da manhã e ao meio dia. Além dos blocos, também vão haver inserções diárias durante os intervalos comerciais das emissoras de rádio e TV. Serão 15 minutos para campanha de Presidente da República e 15 minutos para campanha de Governador, divididos igualmente entre os candidatos. No total, serão 220 minutos por dia de propaganda eleitoral nos estados que ainda não elegeram governador.

Marcella Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém