terça-feira, 26 de agosto de 2014

Assembleia presta homenagem aos 60 anos da APAE no Brasil







A Assembleia Legislativa prestou homenagem hoje, no Plenário, aos 60 anos de atividades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Brasil e também da realização Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla cujo tema é “Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos! APAE BRASIL: 60 anos fazendo inclusão!”

O presidente Valdir Rossoni destacou o trabalho fundamental da entidade, presente em vários municípios brasileiros, cujo objetivo é dar condições para as pessoas especiais terem uma vida digna e feliz. O deputado disse que o Legislativo tem feito a sua parte ao colaborar com as APAES do Paraná. Ele citou a parceria com o Governo do Estado na aquisição de 182 micro-ônibus adaptados para o transporte de alunos com deficiência. “Além de promover o debate sobre o tema, com o dinheiro que economizamos aqui foi possível comprar parte desses ônibus especiais. Eu mesmo pude comprovar o que mudou no dia-a-dia dessas pessoas. Eu via as dificuldades que os alunos enfrentavam pelas péssimas condições do transporte feito com uma Kombi caindo aos pedaços e que não era adaptada. Agora, com o ônibus novo, a vida é outra para os alunos e para o motorista.”

O vice-governador, Flávio Arns agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa e dos deputados estaduais nas ações quem envolvem as pessoas com deficiência. Ele lembrou três episódios em que a Assembleia foi fundamental para isso: a aprovação da lei do programa ‘Todos Iguais pela Educação’, a parceria na aquisição dos ônibus adaptados e, agora, na análise da Estatuto da Pessoa com Deficiência. “Esse estatuto engloba todas as áreas e os direitos e tratamentos igualitários para os portadores de deficiência. Esperamos que o debate termine logo e a votação seja feita ainda neste ano.”



Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Neuza Soares, presidente da Federação das APAEs do Paraná, fez um breve balanço das atividades da entidade no estado e do trabalho realizado Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Segundo ela, a Semana é apenas o início das atividades sobre o tema proposto. A diferença é a comemoração dos 60 anos da entidade. “Aqui no Paraná somos mais de 17 mil voluntários na defesa das pessoas com deficiência. Temos trabalhado nesses 60 anos para que todas as pessoas tenham os mesmos direitos assegurados.”

Neuza ressaltou os avanços no atendimento às pessoas com deficiência no estado e agradeceu aos parlamentares pela aprovação do projeto do Governo do Estado batizado de ‘Todos Iguais Pela Educação’, que deu o direito às APAEs e entidades coligadas de receberem recursos similares aos repassados ao ensino básico. “Recebemos desse governo todo um programa que nos dá essa estrutura. Isso permitiu o repasse dos micro-ônibus, a merenda escolar, a formação da brigada escolar, além de reformas e projetos de novas construções. Esse governo entendeu que o aluno com deficiência também é um aluno da rede comum de ensino e a ele é assegurado os direitos da criança, dita, comum.”



Estatuto da Pessoa com Deficiência

A presidente da Federação das APAES também falou sobre a importância do projeto que será votado pelos deputados e que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência no estado do Paraná. “Ele vem sendo discutido desde o ano passado e é mais um grande avanço no Paraná. O Estatuto está excelente e espero poder fechar esse ano com a notícia de que ele foi aprovado pelos senhores deputados.”


Fotos: Nani Gois


Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém