terça-feira, 22 de julho de 2014

Invasão da Araupel mobiliza Assembleia Legislativa e Governo do Estado






Os sem-terra invadiram na noite de quarta-feira passada a fazenda onde está instalada a empresa Araupel em Quedas do Iguaçu. A empresa emprega mil funcionários diretos e outro tanto indiretamente.

O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni se reuniu com os prefeitos Jacaré, de Quedas do Iguaçu, e José Nilson Zgoda, de Espigão Alto do Iguaçu, além de diretores e funcionários da Araupel e representantes da indústria e comércio da região. Rossoni disse que recebeu diversas manifestações de todo o estado condenando a ocupação. O deputado afirmou que os sem-terra estão sendo iludidos com a promessa de ter um pedaço de terra para viver.

Rossoni afirmou que a invasão é condenável, mesmo porque muitas pessoas estão sendo usadas com promessas que não vão acontecer. “Todos torcemos para que elas tenham um pedaço de terra, mas tem que ser em um lugar agricultável onde possam tirar o seu sustento, não numa área de reflorestamento”, afirmou. É preciso encontrar outro local para assentar essas pessoas. Aquela terra não tem um palmo para agricultura. Eles vão fazer o que lá?”

Para o presidente da Assembleia, a expectativa em relação à questão é que a lei seja cumprida e que o governo federal faça sua parte com a reforma agrária. “Ao longo do tempo o governo federal tem se mostrado incompetente em tudo, mas espero que nos surpreenda positivamente nesse momento.”



Negociação

Depois da reunião na Assembleia, aconteceu outra no Palácio Iguaçu para tratar do problema. O secretário de Segurança Leon Grupenmacher e o comando da Polícia Militar informaram que há uma negociação em Brasília para transferir os invasores para outro local e que isso será solucionado até a próxima quarta-feira. Grupenmacher disse que a PM monitora o local e que ela vai agir, sempre dentro da lei, se o Incra não decidir a questão.


Foto: Nani Gois

Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidência


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém