quinta-feira, 24 de julho de 2014

Araupel e MST não chegam a acordo








Na tarde desta quarta-feira (23), mais uma reunião tentou resolver o impasse entre o Movimento de Trabalhadores Sem Terra e a empresa Araupel de Quedas do Iguaçu.

No início da tarde representes do Incra e da secretaria de Segurança Pública se reuniram com os assentados que apresentaram uma proposta. A proposição feita pelo MST foi então levado aos representantes da empresa. As negociações duraram cerca de 4 horas e meia.

Os integrantes do MST propuseram continuar ocupando as terras da empresa, cerca de 30 alqueires, permitindo que a empresa explore a madeira. Inclusive, alguns membros do grupo se comprometeram a denunciar qualquer retirada ilegal de madeira da região.

No entanto, mesmo depois de muitas discussões, a proposta não foi aceita pela direção da empresa. Uma nova reunião ficou marcada para a próxima terça-feira (29), quando o Incra vai apresentar encaminhamentos de outras áreas do Estado para que as famílias possam desocupar a área da Araupel e se deslocando para essas.

“O Incra trará um encaminhamento final para essa situação na terça-feira. Esperamos isso, para que possamos resolver esse impasse de forma pacífica. Até então, as famílias deverão aguardar no local”, afirma assessor para assuntos fundiários do governo do Estado, Vitor Hugo Alves Serigueli.

Nilton Guedes, superintendente do Incra, afirma que prevaleceu bom senso de ambas as partes. “Sei que o que as famílias querem é a terra.

Guedes afirma que alternativa é buscar áreas em outras regiões, até mesmo lotes que foram vendidos em outros assentamentos e que buscarão reintegrar.



Confira reportagem completa na edição desta quinta-feira no Jornal Correio do Povo.

Fonte: jcorreiodopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém