quarta-feira, 9 de abril de 2014

Projeção de muita chuva preocupa no Sul do Brasil


As simulações numéricas indicam a possibilidade de muita chuva sobre boa parte da Região Sul do Brasil ao longo dos próximos sete dias
.
A intensificação de uma nova área de baixa pressão atmosférica deve desencadear a ocorrência de chuva volumosa, e por vezes, em tom de temporal, principalmente entre quinta-feira e sábado (12).
O modelo MBAR rodado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra um cenário para precipitação acumulada no período acima de 100 milímetros sobre municípios do centro-leste, centro, norte e nordeste gaúcho, oeste; Meio-oeste, planalto sul e alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina; E no oeste, sudoeste e sul do Paraná.

A região que mais preocupa é entre Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Vacaria e Caxias do Sul, no estado gaúcho, onde o modelo extrema a chuva acumulada entre 200 e 300 milímetros, o que tornaria o cenário passível de eventos como alagamentos e deslizamentos.

Municípios do oeste de Santa Catarina e do sudoeste do Paraná, que já registraram chuva volumosa nas últimas semanas, inclusive com transbordamentos de rios, podem novamente computar ocorrências em decorrência do volume de chuva projetado, grande parte somente entre sexta e sábado.
A chuva prevista deve anteceder a queda mais acentuada de temperatura no final de semana, onde a sensação de frio estará de volta sobre parte da Região Sul, assim assinalado pelos modelos numéricos.



(Crédito da imagem: Reprodução/Inmet)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém