quinta-feira, 30 de maio de 2013

Goioxim: Foi um Susseço a Festa de Corpus Christi no Feriadão Dia 30






A Paroquia São Sebastião de Goioxim Realizou a sexta festa da unidade, No Dia de corpus christi, 30 de Maio, feriado, Um grande numero de pessoas Participaram.

Padre Sebastião e as Comunidades, Nossa Senhora dos Milagres, Diamante, São José, Alto Alegre e Matriz. Organizaram a confecção do tapete desta vês diferente dos anos anteriores, onde era feito com pó de serragem e Tinta, Agora um tapete ecológico feito de tecido colorido, cartazes e peças de roupas doadas pela população.

Onde precisava muito trabalho para limpar as Ruas, Neste ano logo apos, as as Ruas já estavam limpa, com tudo reaproveitavel.

A Procissão teve inicio saindo da praça Cristo Rei pelas Ruas, Mato Grosso,  Laurindo C. de Souza, João Ferreira Neves e São Sebastião até a Matriz.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA FOI A SEGUINTE

06:00 HORAS ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO
07:00 HORAS CONFECÇÃO DO TAPETE
10:30 HORAS SANTA MISSA NA PRAÇA CRISTO REI
11:30 HORAS PROCISSÃO COM O SANTÍSSIMO
12:00 HORAS ALMOÇO NO VALOR DE 10,00 POR PESSOA
14:00 HORAS BINGUINHOS E BRINCADEIRAS
17:00 HORAS SHWOU DE PRÊMIOS 3º Premio Um Liquidificador 2º Uma batedeira 1º Uma Televisão Valor da cartela 3,00

Animação JK de Candói

VEJA FOTOS NO LINK A BAIXO, CLIC PARA AMPLIAR

Fotos http://youtu.be/6YfhCdZJlfg


A Paróquia São Sebastião Agradece a sua presença.

Fotos e Matéria: Xuxo - Radio Nativa Mix

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Detran esclarece que novo lacre não custará a mais para o consumidor







O diretor do Detran-PR-, Marcos Traad, esteve na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira para esclarecer as dúvidas dos deputados sobre uma resolução do órgão que, a partir de 1º de junho, implantará um novo modelo de lacre nas placas dos veículos no estado. O convite foi feito pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB).

A medida, segundo Traad, é pioneira no país e atende a uma determinação do Departamento Nacional de Transito (Denatran). “Os estados deveriam ter se enquadrado em janeiro deste ano. Estamos atrasados, pois estávamos em busca de um processo moderno”, explicou.






Com o novo lacre numerado, as informações ficam no banco de dados do Detran e permitem o controle de origem e de destino de cada placa. Além disso, é uma ferramenta que traz mais qualidade aos serviços prestados pelas fábricas credenciadas, sem que haja aumento nos custos para o consumidor. “Havia uma confusão em relação às taxas, elas não sofreram aumento”, garantiu.

O diretor confirmou que a compra das placas continuará sendo realizada entre consumidor e fabricante e que caberá ao Detran o recolhimento da taxa relativa ao lacre. “Quem vende placas são os fabricantes de placas. O Detran cobra pelo lacre que mudará de características para evitar o furto e facilitar o processo de fiscalização. A negociação do preço da placa é entre o consumidor e a associação de fabricante. Não cabe ao Detran ter interferência sobre preços de placas”, disse.

Os automóveis já emplacados não precisarão trocar suas placas e respectivos lacres. A medida, que entra em vigor no próximo sábado, abrangerá os emplacamentos de veículos zero quilômetro, os veículos que são transferidos de cidades ou estados, e aqueles que tiveram seus lacres furtados, violados ou perdidos.

Fotos: Nani Gois/Alep

Assessoria de Comunicação da Presidencia
Assembleia Legislativa do Paraná

Governo entrega 32 mil tablets para professores do ensino médio







OS APARELHOS INTEGRAM O PROJETO SALA DE AULA CONECTADA, QUE LEVA INTERNET SEM FIO E NOVAS TECNOLOGIAS PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS.
Cerca de R$ 62 milhões serão investidos no projeto, que inclui também a instalação de lousa e registro de classe digitais. O objetivo é despertar o interesse dos alunos, favorecer o aprendizado e ... leia mais »

AEN


Polícia divulga fotos dos fugitivos da cadeia pública de Guarapuava


A Polícia Civil de Guarapuava divulgou fotos dos detentos que fugiram da Cadeia Pública da cidade no último dia 12. Até o momento um, dos 15 foragidos foi recapturado pela polícia.

Quem tiver informações sobre o paradeiro de algum dos foragidos, deve entrar em contato com a polícia através do telefone 190.








Guaranoticias

Cavaco: Embriagado pai incendeia casa com filhas dentro









Uma casa foi totalmente destruída pelo fogo na tarde desta segunda-feira (27/05) na Localidade de Cavaco 1, área rural de Cantagalo/PR.

Segundo a policia militar, um homem identificado como Jaime dos Santos ateou fogo na própria casa e com as filhas dentro.

A mãe não estava em casa no momento. Segundo as meninas, ambas menores de idade, o pai estava em visível estado de embriaguez alcoólica e viram quando ele jogou gasolina na casa e ateou fogo.

Assustada, a maior tirou a pequena da casa e correu para os vizinhos pedindo socorro. Elas não se feriram com o fogo.

A PM fez diligencia no intuito de localizar Jaime, mas ele não foi encontrado.




Noticias Policiais

Não é justo diminuir número de deputados do Paraná, diz Rossoni







O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Valdir Rossoni (PSDB) considera injusta a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicada nesta segunda-feira (27), que reduz, a partir de 2015, o número de deputados estaduais e federais que representam o Estado. “Se todos os estados diminuírem o número de deputados, eu sou favorável, mas não é assim, o TSE está diminuindo de apenas alguns estados. Então nós vamos lutar para não perder esse espaço, porque é menos uma pessoa para defender os interesses do Paraná”, afirmou Rossoni, em entrevista à rádio Bandnews.

O número de vagas foi recalculado depois de o TSE acatar um pedido, feito pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, para uma nova definição nas bancadas federais. A resolução, diz o TSE, leva em conta a proporcionalidade da população dos estados e reduz o número de deputados federais do Paraná de 30 para 29 e o número de cadeiras na Assembleia Legislativa de 54 para 53.

De acordo com o presidente da Alep, todas as medidas necessárias já estão em andamento para o encaminhamento de recurso ao TSE. “Nós esperamos convencer os ministros de que não há necessidade de diminuir o número de deputados paranaenses. Todos estados prejudicados estão elaborando recursos, e é uma ação conjunta entre todos os estados”, explicou.

Assessoria de Comunicação da Presidencia
Assembleia Legislativa do Paraná

Goioxim: Dia do Desafio Concorre Com o Municipio de Marques Souza RS







Venha Participar do Dia do desafio, faça neste dia um dia saudável,levante de seu sofá e saia pra rua nessa quarta-feira dia 29 a partir das 9:00 hrs ao lado da Prefeitura Municipal com a equipe que estará fazendo a verificação e pressão arterial e glicemia, fazer consultas do SPC e SERASA, tirar duvidas, formalizar empresas e orientação sobre vida saudável.

O Município de Goioxim estará somando pontos para concorrer com o Município de Marques Souza no Rio Grande do Sul. Você não pode ficar fora dessa. "Você se mexe o Mundo mexe junto".

Assessoria de Comunicação PMG

terça-feira, 28 de maio de 2013

Cantagalo: Prefeito pretende implantar programa de avicultura familiar





Dona Maria de Lourdes Konjunski, coordenador geral do PAF Marcos Bertoli, prefeito Everson, secretária executiva do Instituto Globo Aves Luciana, vereador Rudimar Vagliatti e secretário de Indústria e Comércio Eliton Ravanelo









Oportunidades: Prefeito pretende implantar programa de avicultura familiar em Cantagalo

Projeto do Instituto Globo Aves contempla um sistema de criação e manejo de galinhas caipiras através de transferência do conhecimento técnico e prático às famílias

O prefeito Everson Konjunski pretende implantar mais um projeto inovador e promissor em Cantagalo. Trata-se do Programa de Avicultura Familiar (PAF), do Instituto Globo Aves, em parceria com o Governo do Estado, que contempla a orientação na criação e manejo de galinhas caipiras como forma de subsistência econômica. “Quero que as famílias de nossa cidade tenham uma vida cada vez melhor. Esse programa é uma oportunidade de ter uma alimentação de mais qualidade e principalmente de gerar renda. A minha meta é que nosso município prospere a cada dia”, comentou o prefeito.

Conforme o coordenador geral do programa, Marcos Bertoli, o convênio do Instituto com o município prevê o fornecimentos de 50 aves caipiras com uma linhagem especial para cada família cadastrada. “Não são simples aves caipiras, são aves com genética superior, que produzem mais ovos, que contém mais proteínas, que tem uma carne de muita qualidade e sabor”, explicou. O PAF busca utilizar a agricultura familiar como forma de criar renda para famílias em situação de vulnerabilidade social, que cadastradas no programa recebem toda a capacitação e assistência técnica necessária para obter bons resultados na criação das aves. Além da introdução de proteínas na alimentação familiar e do estímulo à criação de galinhas caipiras como atividade econômica, o programa oportuniza entre outras coisas a criação de pequenas cooperativas, diminui o êxodo rural e cria sustentabilidade, associando outros cultivos como frutas, hortaliças e gado leiteiro.

O PAF é dividido em etapas até sua implantação, sendo apresentação e inclusão do programa no município, assistência para adequação da infraestrutura em cada propriedade das famílias cadastradas, recebimento e criação das aves. Em Cantagalo, o projeto está em fase inicial e em breve serão convocadas as famílias interessadas em participar do programa para analisar a viabilidade do mesmo. É necessário que haja entre 30 e 100 famílias para que o programa seja implantado. “Podemos fazer de Cantagalo um polo na criação de galinha caipira, na distribuição de ovos, de carne. Atrair turistas para cá, aumentar a renda e a qualidade de vida das nossas famílias”, citou o prefeito.

CRÉDITOS: Camille Prestes/Assessoria de Imprensa


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Reajuste dos servidores, em parcela única, será votado nesta terça-feira


O Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa uma nova mensagem de reajuste do funcionalismo estadual. O projeto prevê a reposição em 6,49% com pagamento em parcela única retroativa à 1º de maio. A proposta anteriormente enviada, e que chegou a ser aprovada em primeira discussão, previa o pagamento em duas parcelas, em maio e julho.

Na última semana, por sugestão do presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), o projeto em discussão foi retirado da pauta e uma reunião marcada com o governador Beto Richa para discutir o pagamento em parcela única. “O parlamento é digno por isso. Fomos ao governador buscar uma alternativa que agradasse a todos e, principalmente, atendesse ao pedido da categoria. Mesmo com as dificuldades de caixa o governador se sensibilizou e decidiu implantar o reajuste em parcela única”, disse Rossoni.

A sessão plenária desta terça-feira (28) será transformada em comissão geral para que a nova mensagem possa ser analisada pelas comissões permanentes da Casa e ser votada pelos deputados. Foi solicitada a realização de sessões extraordinárias para votar o projeto em todas as instâncias e, assim, ser encaminhado ao governador Beto Richa para ser sancionado.

Assessoria de Comunicação da Presidencia
Assembleia Legislativa do Paraná
 

Cantagalo: Etapa municipal da Conferência das Cidades aconteceu pela primeira vez









prefeito deu abertura ao evento e agradeceu os presentes pelo apoio à sua proposta de fazer uma administração participativa em Cantagalo, além de anunciar R$ 35 milhões de projetos e obras em andamento no município



Evento contou com participação de representantes do poder público, das escolas, de entidades, comerciantes, entre outros.








Evento nacional já está em sua 5ª edição. Conforme prefeito, que deu abertura à Conferência Municipal é importante que haja uma administração participativa e a Conferência é uma grande oportunidade para isso. Vários temas extremamente importantes estiveram em discussão entre os participantes



Realizada pela primeira vez em Cantagalo a etapa municipal da Conferência das Cidades, cujo tema em 2013 é “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”, contou com grande participação de representantes de entidades, autoridades e sociedade em geral, obtendo resultados muito promissores. O prefeito Everson Konjunski, que realizou abertura do evento destacou a importância da participação da comunidade na administração municipal “Sempre disse que queria uma administração participativa e agradeço a vocês que estão presentes por terem se engajado e apoiado esse projeto”, comentou o prefeito, que aproveitou para anunciar R$ 35 milhões em obras e projetos em andamento no município.

Logo após a abertura e o hino cantado por todos, houve uma oração inicial e também uma mensagem de otimismo. Houve então a leitura dos textos base referentes a Conferência, explanando sua importância e finalidade e também foram apresentados os questionamentos para os grupos de trabalho a respeito das prioridades urbanas. Os temas (mobilidade, participação, habitação, saneamento e políticas públicas urbanas) foram abordados em grupos, dos quais saíram então as propostas urbanas prioritárias para o município de Cantagalo. Entre elas estão: restauração do plano diretor, regularização fundiária, qualidade da água, implantação de cisternas, sinalização, construção de áreas de lazer, etc.

As propostas elencadas na etapa municipal da Conferência em Cantagalo serão encaminhadas a Comissão Preparatória Estadual, da qual participarão representantes dos poderes executivo e legislativo municipais, além dos delegadas eleitos na Conferência Municipal, Luiz Cezar Maria, Joelma Ozana, Daniel de Lima Moraes, Josebel da Silva e Edson Mello de Assis.

CRÉDITOS: Camille Prestes/Assessoria de Imprensa

Goioxim: Resultado da Grande Final do Campeonato Municipal de Futsal








Final do Campeonato Municipal de Futsal, foi realizado neste Domingo 26 de Maio 2013, No Ginásio Municipal de esportes de Goioxim, Inicio as 17:00 horas Com dois jogos amistosos feminino e masculino entre as equipes de Goioxim e Cantagalo.

Ginásio superlotado Grande publico compareceu.

17:00 HORAS:  JOGO AMISTOSO FEMININO
GOIOXIM  X  CANTAGALO

18:00 HORAS:  JOGO MASCULINO
GOIOXIM  X  CANTAGALO

19:00 HORAS:  DECISÃO 3º LUGAR
CANTINHO DOS PRESENTES  00 X  05 TILICO FUTEBOL CLUBE



20:00 HORAS: FINAL
SÃO MIGUEL "A"  02  X  02 IARGAS SUPERMERCADO, DECISÃO NOS PENALTI VENCEU IARGAS






Video da Final assista



Campeonato Futsal 2013 01
Campeonato Futsal 2013 02
Campeonato Futsal 2013 03
Campeonato Futsal 2013 04
Campeonato Municipal de Futsal Goioxim 2013



Departamento de Esportes PMG
Fotos e Videos: Xuxo

Goioxim: Festa de Corpus Christi no Feriadão Dia 30






A Paroquia São Sebastião de Goioxim Realiza a sexta festa da unidade, No Dia de corpus christi, 30 de Maio feriado, espera-se um grande numero de pessoas.

Padre Sebastião e a Comunidade convida todos.

PROGRAMAÇÃO

06:00 HORAS ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO
07:00 HORAS CONFECÇÃO DO TAPETE
10:30 HORAS SANTA MISSA NA PRAÇA CRISTO REI
11:30 HORAS PROSSIÇÃO COM O SANTÍSSIMO
12:00 HORAS ALMOÇO NO VALOR DE 10,00 POR PESSOA
14:00 HORAS BINGUINHOS E BRINCADEIRAS
17:00 HORAS SHWOU DE PRÊMIOS 3º Premio Um Liquidificador 2º Uma batedeira 1º Uma Televisão Valor da cartela 3,00

Animação JK de Candói
A Paróquia São Sebastião Agradece a sua presença.


Cantagalo: Licitação para construção de novo colégio foi concluída








Presidente da comissão de licitação Luci Erzinger, prefeito Everson Konjunski, primeira-dama Cláudia Duarte, vereador Isaac Abreu e assessor do deputado Artagão Junior, Maycoln Sostag de Camargo


Conforme proposta da empresa vencedora da licitação, mais de R$ 3,7 milhões serão investidos na obra que é uma necessidade reivindicada há muitos anos pela população, mas que não tinha o apoio necessário por parte do governo municipal

O prefeito Everson Konjunski voltou de sua última viagem para Curitiba com uma notícia há tempos esperada por toda comunidade cantagalense. A licitação para construção do novo colégio estadual em Cantagalo foi concluída, sendo que a empresa que realizará a obra já está definida. A Largo Engenharia e Construção Civil, que concedeu desconto de 25% no valor máximo que era previsto para a construção (de mais de R$ 5 milhões) fará a obra que terá o investimento total de R$ 3.755.408,81 (três milhões, setecentos e cinquenta e cinco mil, quatrocentos e oito reais e oitenta e um centavos). A licitação para o novo colégio em Cantagalo foi uma das maiores já realizadas no Estado do Paraná em relação ao número de participantes, já que contou com a participação de 24 empresas interessadas em realizar a obra.

Para o prefeito, é mais uma grande necessidade da população atendida e mais um compromisso cumprido. “Há anos a necessidade de um novo espaço é evidente, pois o atual colégio de nosso município está superlotado. Mas essa prioridade não tinha a devida atenção que merecia. A população sempre reivindicou, os professores e alunos lutavam por isso, mas não tinham o apoio que precisavam. E eu sempre disse, que se é prioridade da população é prioridade do governo, é minha prioridade. Então lutamos e trabalhamos para que tudo fosse agilizado o mais rápido possível e agora essa meta se concretiza”, comentou o prefeito.

Dentro do próximo mês o governador do Estado do Paraná Beto Richa virá a Cantagalo para assinar a ordem de serviço e assim dar início às obras do novo colégio estadual, que terá 14 salas de aula e atenderá cerca de 1,6 mil alunos nos três turnos do dia. Além das salas, a escola contará com laboratórios de química, física e informática, além de um refeitório.

CRÉDITOS: Camille Prestes/Assessoria de Imprensa


domingo, 26 de maio de 2013

Goioxim: Vibe Fest No Clube Estradão Dia 01 de Junho





Mais uma Promoção da Impacto Promoções no Clube Estradão de Goioxim, Vib Fest com DJ Severino. Não perca vai ser uma super noitada.


Campina do Simão: Bailão Com Minuano dia 29 de Maio







Grande Bailão no Centro de Eventos de Campina do Simão neste dia 29 de Maio véspera de feriado, vai ser um grande evento.

Participe

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Goioxim: Cresol Recrutamento e Seleção Para Técnico







Edital para Recrutamento e Seleção para Técnico Agrícola Cresol / COOPERAGRO

A Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária – Cresol Goioxim, anuncia aos candidatos interessados em trabalhar na Cresol Goioxim em parceria com a Cooperagro, para deixarem seus Currículos na Cresol Goioxim.

Até dia 07/06/2013.

Os candidatos que se enquadram nos pré-requisitos necessários, serão submetidos à Seleção, a fim de futura oportunidade no Sistema.

Pré- requisitos:

Formação em técnico agrícola ou técnico agropecuário
Conhecimento e habilidades em informática.
Carteira de Habilitação.
Conhecimento de Instituição Financeiro.
Disponibilidade integral de horário.

Assessoria de Comunicação Cresol





quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cantagalo: reabertura do ginásio terá Campeonato Interbairros e Distrital de Futsal







Após grande reforma, o Ginásio Municipal de Esportes Erondi Mello Barbosa será reaberto no dia 1º de junho com Campeonato de Futsal, envolvendo 41 equipes, em sete categorias

A grande reforma geral no Ginásio Municipal de Esportes Erondi Mello Barbosa está em fase de finalização e o espaço será reaberto no sábado, dia 1º de junho com o Campeonato Interbairros e Distrital de Futsal. Readequação da iluminação, dos banheiros, pintura, novas portas, móveis, materiais esportivos, enfim, cada canto do espaço está sendo melhorado para que o esporte do município seja ainda mais valorizado. “Um grande espaço como este não poderia estar abandonado por tantos anos, sem receber manutenção. Reformar o ginásio era um compromisso com a comunidade esportiva de Cantagalo e agora é realidade”, comemorou o prefeito Everson Konjunski.

No campeonato, que tem inscrições até dia 24 de maio, 41 equipes já confirmaram presença. As modalidades disputadas serão Sub-09, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Feminino Livre, Masculino Adulto e Distrital Adulto. Conforme o secretário de Esportes, Antônio Alveraldo Ferreira, pela primeira vez, as inscrições para todas as modalidades serão gratuitas. Para o prefeito Everson Konjunski esta é uma forma a mais de incentivar a participação. “Esporte é sinônimo de saúde, de lazer e de alegria. Quero incentivar sempre essa prática, por isso não tem sentido cobrar taxas de inscrição, sendo que é direito da população participar dos eventos esportivos promovidos pelo município”, comentou.

Para dar do início ao campeonato, que acontecerá no Ginásio de Esportes Erondi Mello Barbosa no dia 1º de junho, haverá um desfile às 18h, do qual todas as equipes devem participar. Todos os jogos do campeonato terão entrada franca e todos podem prestigiar.

Camille Prestes/Assessoria de Imprensa


Paraná: 24 cidades podem ficar sem o FPM






O motivo, segundo a CNM, seria a inadimplência com órgãos do governo federal

A Confederação Nacional dos Municípios diz que 24 cidades do Paraná poderão ficar sem os repasses da segunda parcela do Fundo Participação dos Municípios que seria paga ontem. Em todo o país são 300 cidades correm o risco de ficar sem o dinheiro do FPM, um valor que chega a R$ 594,8 milhões. O motivo, segundo a CNM, seria a inadimplência com órgãos do governo federal. No Vale do Ivaí, os municípios de Ivaiporã, Arapuã e Manoel Ribas estão incluídos nesse rol.

No Paraná, a lista inclui ainda Arapuã, Assis Chateaubriand, Campina do Simão, Carlópolis, Clevelândia, Farol, Goioxim, Ipora, Jaguariaiva, Joaquim Tavora, Lindoeste, Nossa Senhora das Graças, Nova Londrina, Palmas, Palmital, Ramilândia, Salto do Itararé, Santa Helena, Santa Mariana, Tibagi, Ventânia, Vera Cruz do Oeste e Verê.

A inadimplência, segundo a CNM, seria a causa dos bloqueios, já que boa parte dos municípios apresenta irregularidades no Pasep. A regularização deve ser feita o quanto antes na Receita Federal. Além de ficar sem os valores da segunda parcela, as cidades sofrem ainda com a redução dos valores das parcelas. A CNM informa que o repasse será 2,1% menor que o estimado pela Receita Federal.

tnonline.com.br

Goioxim: Final do Campeonato Municipal de Futsal







Final do Campeonato Municipal de Futsal, sera realizado neste Domingo 26 de Maio 2013, No Ginásio Municipal de esportes de Goioxim, Inicio as 17:00 horas Com dois jogos amistosos feminino e masculino entre as equipes de Goioxim e Cantagalo.

17:00 HORAS:  JOGO AMISTOSO FEMININO
GOIOXIM  X  CANTAGALO

18:00 HORAS:  JOGO MASCULINO
GOIOXIM  X  CANTAGALO

19:00 HORAS:  DECISÃO 3º LUGAR
CANTINHO DOS PRESENTES  X  TILICO FUTEBOL CLUBE

20:00 HORAS: FINAL
SÃO MIGUEL "A"  X  IARGAS SUPERMERCADO

Departamento de Esportes PMG


TSE aprova calendário das Eleições 2014






O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta terça-feira (21), o calendário das Eleições 2014. A eleição ocorrerá no dia 5 de outubro, em primeiro turno, e no dia 26 de outubro, nos casos de segundo turno. O calendário traz as principais datas do processo eleitoral a serem observadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.

Em 2014, os eleitores vão eleger o presidente da República, governadores dos Estados, senadores (renovação de um terço do Senado), deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

Principais datas do calendário

Um ano antes da eleição, até o dia 5 de outubro de 2013, todos os partidos que desejarem participar das eleições devem estar com seus estatutos registrados no TSE. Também os futuros candidatos de 2014 devem ter seu domicílio eleitoral na jurisdição onde pretendem concorrer e estarem filiados ao partido um ano antes do pleito.

A partir de 1º de janeiro de 2014, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar suas pesquisas perante a Justiça Eleitoral.

As convenções para a escolha dos candidatos devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho. As emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.

Os pedidos de registros dos candidatos devem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho de 2014. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.

A íntegra do calendário eleitoral estará disponível no portal do TSE logo após sua publicação no diário de justiça.

EM/LF
TSE

Prefeito de Codajás-AM tem registro negado por não prestar contas de recursos federais






A não apresentação de contas de recursos federais por prefeito, em exercício anterior, é causa de inelegibilidade por caracterizar ato de improbidade administrativa. Assim decidiu o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao acolher, na sessão desta terça-feira (21), recurso do Ministério Público e negar o registro de Abraham Lincoln Dib Bastos, prefeito eleito de Codajás, no Amazonas, nas eleições de 2012.

Por maioria de votos (4 a 3), o Tribunal entendeu que a omissão na entrega da prestação de contas pelo prefeito, em exercício anterior, configura ato de improbidade administrativa, que ocasiona a inelegibilidade prevista na alínea “g” do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/90 (Lei de Inelegibilidades), com as alterações feitas pela Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010).

Segundo a alínea, são inelegíveis, para as eleições nos oito anos seguintes, contados da data da decisão, os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

Quatro ministros consideraram que a falta da apresentação de contas, por Abraham Lincoln Bastos, ao Tribunal de Contas da União (TCU), do emprego de recursos federais referentes a convênios com o FNDE em 2004, quando ele era prefeito de Codajás, causa a sua inelegibilidade para as eleições de 2012

Relator do recurso do Ministério Público, o ministro Marco Aurélio afirmou que, de acordo com o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a tomada de contas especial feita pelo TCU nos recursos repassados, apesar da omissão do candidato em prestar contas, não revelou ato doloso de improbidade administrativa.

“Ora, se não restou apurado qualquer desvio de verba, nem defeito quanto à documentação encontrada na tomada de contas, tendo em vista o teor do acórdão formalizado, descabe cogitar de ato doloso de improbidade administrativa”, disse o ministro Marco Aurélio ao rejeitar o recurso do Ministério Público contra o candidato, sendo acompanhado por mais dois votos.

Votaram por negar o registro de candidatura os ministros Dias Toffoli, Laurita Vaz, Henrique Neves e a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. E, favoráveis à candidatura, os ministros Marco Aurélio, Castro Meira e Luciana Lóssio.

Ao abrir a divergência em relação ao voto do relator, o ministro Dias Toffoli afirmou que a falta de prestação de contas é suficiente para configurar ato doloso de improbidade administrativa. O ministro destacou que a Lei n° 8.429/1992 afirma no inciso sexto do artigo 11 que incorre em ato de improbidade administrativa quem “deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo”.

EM/LF
Processo relacionado: Respe 819
TSE

Conab realiza hoje (22) mais um leilão de venda de milho









A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza hoje (22) mais um leilão para a compra de 28.000 t de milho em grãos ensacado. O produto deverá ser entregue na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Serão ofertadas 16.000 t para PB e 12.000 t para o RN.
O período para a entrega do produto para os lotes do Rio Grande do Norte é de 05/06 até o dia 12/07 e para a Paraíba é de 05/06 até o dia 26/07.

Para participarem da operação os interessados deverão estar devidamente cadastrados junto a uma Bolsa de Cereais de Mercadorias e/ou de Futuros e em situação regular junto ao Sistema Cadastro Unificado de Fornecedores (SICAF) e ao Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (SIRCOI). Eles também devem estar adimplentes perante a Justiça do Trabalho. (Antônio Marcos da Costa / Conab)

Superintendência de Marketing e Comunicação

terça-feira, 21 de maio de 2013

Mapa destrói seis toneladas de leite em pó adulterado







Análises apontaram presença de uréia e formol e incineração foi realizada nesta segunda-feira

Brasília (21/5/2013) - Dando continuidade às ações da Operação Leite Compen$ado, fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) queimaram 6,2 toneladas de leite em pó produzidos a partir de leite cru onde foi detectada a presença de formol. A ação aconteceu nesta segunda-feira, 20 de maio, em Taquara, no Rio Grande do Sul. Clique aqui para baixar as fotos da operação.

Os 318 mil litros de leite cru apreendido em três postos de refrigeração no Rio Grande do Sul foram transformados em leite em pó – para cada dez litros de leite cru, se faz cerca de um quilo de leite em pó. Do total retido, em cerca de 28 mil litros apresentaram indícios de fraude e eram oriundos de dois entrepostos interditados no dia 8 de maio deste ano. Os problemas foram detectados em 7,5 mil litros da empresa Líder Alimentos, em Crissiumal (RS), e de 20,8 mil litros da Marasca, que fica em Selbach (RS).

Do volume apreendido pertencente às empresas Líder e Marasca, serão destruídas 4,1 toneladas e 2,12 toneladas de leite em pó, respectivamente. Em relação à primeira empresa, o produto adulterado (7,5 mil litros) foi misturado com o leite do silo do posto em Crissiumal, totalizando 33 mil litros que foram transformados em leite em pó.

A Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (SFA/RS) ainda aguarda as demais análises das amostras do leite cru apreendido. A partir delas, serão definidos os destino dos demais lotes que estão cautelarmente apreendidos em uma empresa que auxilia as ações do Mapa.

Como a adulteração do produto ocorreu durante o processo do transporte, no dia 22 de maio, autoridades do Ministério da Agricultura vão se reunir com representantes da cadeia produtiva do leite, em Brasília, para discutir mudanças na relação das indústrias de laticínios com as transportadoras. De acordo com o ministro da pasta, Antônio Andrade, será apresentada a proposta para que as empresas alterem o pagamento pelo frete do produto, baseando-se na distância percorrida e não no volume transportado. A medida sugestiva é necessária porque o tema é tratado no âmbito comercial, o que foge da legislação referente à inspeção sanitária.

O Ministério também pesquisa como adotar novos parâmetros para a análise da quantidade de ureia no leite – uma vez que a substância faz parte da composição natural do produto. A intenção é aprimorar o sistema de inspeção do Programa Nacional de Combate à Fraude no Leite.

Assessoria de Comunicação Social

Cantagalo: Terá Praça Pública com Várias Opções de Lazer







Projeto da praça já está pronto. Espaço terá 2.500 m²









Assessor da SEDU Carlos, secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná Ratinho Junior, prefeito Everson, diretor-geral da SEDU João Carlos Ortega, vereador RudimarVagliatti e secretário de Esportes Alveraldo Ferreira,

Inovação para todas as idades: Cantagalo terá praça pública com várias opções de lazer

Projeto prevê construção de campo de futebol com grama sintética, parque para as crianças, arborização e academia ao ar livre

Foi confirmado durante a última viagem do prefeito Everson Konjunski à Curitiba um projeto inovador para Cantagalo. Trata-se de uma praça com espaço amplo de lazer e de prática esportiva ao ar livre, com campo de futebol de grama sintética, academia e parque para as crianças. A área, que será de 2.500 m², é resultado do trabalho e da representatividade política do prefeito Everson perante o governo Estadual e Federal, que recebeu total apoio e foi prontamente atendido pelo secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Ratinho Junior. 

“Tenho uma visão promissora de Cantagalo e estou trabalhando diariamente para isso: ver nosso município crescer. Esse crescimento se dará na priorização de todas as áreas de interesse da população, lazer e esporte são duas delas. Essa praça é uma necessidade para nosso município, já que nossas famílias há tantos anos não tem uma área adequada e de qualidade para se distrair após um longo dia de trabalho. O bem-estar do povo de Cantagalo é minha meta”, comentou o prefeito.

O projeto terá investimento de R$ 450 mil, sendo R$ 350 mil de recursos provindos do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM) através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná e mais R$ 100 mil de contrapartida da prefeitura de Cantagalo. O local para construção da praça está sendo definido e assim que for efetivado, a obra terá início.

CRÉDITOS: Camille Prestes/Assessoria de Imprensa

Goioxim: Carnês de IPTU e Alvará já Estão á Disposição na Prefeitura




Foto ilustrativa


A Prefeitura Municipal de Goioxim comunica que os carnês de IPTU e as Taxas de Renovação de Alvará de Funcionamento já estão á disposição, e que os mesmos deverão ser retirados no Departamento de Tributação anexo á Prefeitura.

Lembrando que o vencimento dos referidos tributos é vinte e oito de junho de 2013.

Gilson Tauscher - Divisão de Tributação

Técnicos da Assistência Social participam de curso









Durante toda esta semana acontece na Casa da Cultura de Guarapuava, um curso de capacitação de multiplicadores. Participam do curso, promovido pela diretoria de qualificação profissional e geração de renda do Provopar Estadual, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, executivos de venda e assessores jurídicos de Guarapuava, Cantagalo, Campina do Simão, Foz do Jordão, Goioxim, Palmas, Prudentópolis, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Turvo.

Durante as oficinas serão abordados temas como características empreendedoras, conceitos de empreendedorismo, mapeamento de valores, ferramentas de planejamento, comunicação, trabalho em equipe e liderança

Rede Sul de Noticias


Cantagalo: Parceria assinada por prefeito garante mais 50 empregos








Legenda: Prefeito Everson assina parceria com empresa, na presença do gerente-proprietário da Ouro Malhas e também do secretário de Indústria e Comércio Eliton Ravanello

Parceria assinada por prefeito garante mais 50 empregos para Cantagalo
Empresa de fabricação de camisetas deverá se instalar nos próximos dias

O prefeito Everson Konjunski assinou na última sexta-feira (17) uma parceria com a empresa Ouro Malhas, uma grande malharia produtora de camisetas, que abrirá em Cantagalo mais 50 novas vagas de emprego. Conforme a parceria, a prefeitura cederá o local para instalação da empresa e a Ouro Malhas garantirá a geração das vagas de emprego, bem como dará o treinamento necessários a todos os contratados. “A geração de empregos já é uma bandeira levantada em nosso município. A cada dia estamos trabalhando para que mais pessoas tenham sua renda própria, para que mais famílias tenham uma vida digna. É assim que trabalhamos, pensando no avanço de Cantagalo e esse é mais um grande passo”, comentou o prefeito.

A Ouro Malhas é uma empresa que há anos está no ramo da fabricação de roupas. A filial que se instalará em Cantagalo nos próximos dias produzirá camisetas para as marcas renomadas Osmoze e Morena Rosa e terá mão de obra 100% cantagalense.

Camille Prestes de Oliveira
Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Cantagalo


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Assembleia do Paraná é exemplo em transparência e austeridade




Foto: Sandro Nascimento/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná está entre as melhores do Brasil nos quesitos transparência, custos e austeridade na administração, segundo pesquisa realizada pelo jornal gaúcho Zero Hora. O legislativo paranaense destacou-se principalmente pelo Portal da Transparência, por cumprir a Lei de Acesso, e uma das que menos gastou com diárias, por exemplo. “Estamos fazendo o possível para cumprir a lei. Entendemos que a transparência é a melhor funcionária que poderíamos contratar. É a inimiga número um da corrupção”, afirmou o presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni (PSDB), na sessão plenária desta segunda-feira (20).

Rossoni disse estar orgulhoso de que os paranaenses sirvam de exemplo para o Brasil e cumprimentou todos os demais deputados pela pesquisa. “Cumprimento todos os deputados pelos resultados. É um trabalho diário de cada um e de todos nós”, falou.

A Alep recebeu nota 10 na chamada "transparência ativa". A pesquisa destaca que “até o demonstrativo financeiro diário e o controle de estoque da Assembleia são possíveis de acompanhar pelo portal e que o acesso é simplificado”.

A Assembleia paranaense também foi destaque como uma das Casas que menos gastou com diárias em 2012. Ao todo, gastou apenas R$ 67 mil para esse fim. Minas Gerais, que ocupa a liderança, gastou R$ 5,1 milhões.

Leia a matéria do jornal Zero Hora:

Três Assembleias são exemplo no acesso à informação
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/05/tres-assembleias-sao-exemplo-no-acesso-a-informacao-4143085.html

O raio-X das Assembleias: como gastam, em que gastam e quanto custam os deputados
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/05/o-raio-x-das-assembleias-como-gastam-em-que-gastam-e-quanto-custam-os-deputados-4142224.html

Assessoria de Comunicação da Presidencia
Assembleia Legislativa do Paraná

Cantagalo: 5ª Comferência Nacional das Cidades

 
 
 
 
Camille Prestes de Oliveira
Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Cantagalo
 

domingo, 19 de maio de 2013

Trapalhadas do governo federal tiram R$ 1 bilhão do Paraná






O Governo do Estado anunciou, esta semana, que o repasse de ICMS e IPVA aos municípios nos primeiros quatro meses de 2013, cresceu 10,3% em relação ao ano passado. Ao mesmo tempo, o governo federal arrecadou 6,28% a mais, mas diminuiu os repasses para o Paraná. Para o deputado Rossoni, presidente do PSDB no Paraná, “o jeito diferente de administrar do governador Beto Richa (PSDB) mostra, cada vez mais, o contraste entre a eficiência paranaense e as trapalhadas do governo federal.”

De acordo com os dados da Secretaria Estadual da Fazenda, enquanto a arrecadação própria do Paraná aumentou 12,53% no primeiro quadrimestre de 2013, o repasse constitucional do governo federal cresceu apenas 0,94% no período. Segundo Rossoni, a situação fica cada vez mais grave e prejudica toda a população paranaense. “O Paraná já deixou de receber mais de R$ 1 bilhão. É o quinto estado em arrecadação, mas apenas o 23º nas transferências federais. É uma injustiça sem precedentes, e que afeta diretamente os municípios”, afirmou.

Municipalismo

Por outro lado, disse Rossoni, o governador Beto Richa não tem medido esforços em atender as necessidades dos municípios paranaenses, principalmente dos que mais precisam. “O governo do Estado tem executado vários programas para melhorar a vida dos paranaenses. Recentemente, anunciou a liberação de mais de R$ 280 milhões, a fundo perdido, para que as prefeituras das cidades com até 50 mil moradores, que são 377 dos 399 municípios paranaenses, executem obras e projetos prioritários para a população”, lembrou o deputado, em referência ao PAM, programa do Governo do Paraná que conta recursos oriundos da economia realizada pela Assembleia, que foram devolvidos aos cofres estaduais.

Além disso, afirmou o deputado, Richa tem investido pesado nas áreas de educação, saúde e segurança. “Reformas e construção de escolas, concursos públicos para professores e policiais, mais de 1.400 viaturas policiais, o programa Mãe Paranaense, são apenas alguns exemplos de que, apesar de todas as dificuldades impostas pelo governo petista, o Paraná segue em frente, com transformações consistentes, mais justo e mais igual para todos”, falou.

Má vontade

O deputado Rossoni falou também sobre a demora do governo federal em autorizar a liberação de R$ 3,5 bilhões em empréstimos nacionais e internacionais para o Paraná.

Rossoni afirma quer, de acordo com análise do Governo do Estado, falta bom senso da União para ajudar o estado, e que seria essa “má vontade” com o Paraná o entrave para o acesso aos recursos que permitiriam mais investimentos em obras e ações sociais. “A antecipação da corrida eleitoral pelo governo do PT tem trazido prejuízos não só para o Governo do Estado, mas para todos os paranaenses, que aguardam soluções para os problemas deixados pelas administrações anteriores nas áreas da saúde, educação, infraestrutura”, concluiu.

Assessoria de Comunicação da Presidencia

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cantagalo: Famílias carentes irão receber dois mil cobertores







Legenda: Prefeito Everson e primeira-dama Cláudia com membros do Provopar Estadual durante encontro em Curitiba. Terceira da direita para esquerda, presidente do Provopar também esteve presente

Famílias carentes irão receber dois mil cobertores

Inverno em Cantagalo não será sinônimo de sofrimento. Além de cobertores, prefeito garantiu ainda milhares de peças de roupas para as famílias e ainda móveis novos para instituições da Assistência Social

Durante encontro com membros do Provopar Estadual, inclusive com a presidente Carlise Kwiatkowski em Curitiba, na última segunda-feira (13) o prefeito Everson Konjunski e a secretária de Assistência Social de Cantagalo, primeira-dama Cláudia Duarte garantiram a entrega de dois mil cobertores, seis mil peças de roupas, além de móveis para as instituições da Assistência Social como o CRAS e CRER e ainda trouxeram vários panetones para entregar nas instituições e também no Lar do Idoso. "Chegamos e fomos muito bem recebidos pela equipe do Provopar, que estava de portas abertas. E não saímos de mãos vazias, muito pelo contrário, trouxemos mais recursos para as famílias mais carentes de nosso município", comentou Cláudia.

Para o prefeito, tudo que Cantagalo tem conquistado é graças ao trabalho, ao empenho diário e a representatividade que o governo municipal tem perante os poderes Estaduais e Federais. “Estamos entre os municípios paranaenses de menor IDH. Portanto, é preciso um olhar carinhoso e atento para a nossa população. Senti hoje que Cantagalo terá um atendimento especial. Recebi a informação que a Campanha Espalhe Calor vai entregar dois mil cobertores, para mil famílias em nosso município. Acredito que esta será a primeira de uma série de ações do Provopar em Cantagalo”, concluiu.

Os cobertores serão entregues pessoalmente pela presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski, dando continuidade ao programa ‘Espalhe Calor’ do Governo do Paraná. As roupas e móveis serão buscados dentro dos próximos dias.

CRÉDITOS: Camille Prestes/Assessoria de Imprensa


Goioxim: Aviso aos Benificiario do Bolsa Familia





AVISO AOS BENIFICIARIOS DO BOLSA FAMÍLIA

A Secretaria municipal de Assistência Social e Saúde comunica que esta acontecendo a 1ª vigência de acompanhamento do Programa Bolsa Família Os benificiarios tem o compromisso de acompanhar e manter atualizados o cartão de vacinação, o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. Mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem comparecer a unidade de saúde para acompanhamento. No caso de gestantes, é preciso realizar o pré natal e monitorar a saúde do bebe.

A Secretaria Municipal de Assistência Social Dalcila Maria Calsa, alerta os benificiarios do Bolsa Família para comparecerem o quanto antes á unidade de saúde (CLINICA DA MULHER), e realizarem o seu acompanhamento, com os seguintes dados: peso, altura e cartão de vacinas atualizados de todos os componentes inclusos no cadastro. Caso não realizem este acompanhamento até o próximo doa 31 de maio, este beneficio pode ser cancelado, " A Secretaria Municipal de Assistência Social e Saúde trabalha para as famílias inclusas no Bolsa Família não percam o seu beneficio, mas para isso contamos com a presença das mesmas para organizarem os cadastros".

Informações Departamento de Assistência Social

Apoio Radio Nativa Mix

Goioxim: Adiado a Final do Campeonato Municipal de Futsal

 





A secretaria municipal de educação e o departamento de esporte de Goioxim comunicam que a final do campeonato Municipal de futsal que estava prevista para o próximo domingo dia 19, foi adiada para uma próxima data a ser marcada.

Informações Secretaria Municipal de Educação e Esportes

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Paraná: Repasses do Governo do Estado aos municípios chegam a R$ 1,5 bilhão







SÃO REPASSES A FUNDO PERDIDO, CONVÊNIOS E FINANCIAMENTOS, para investimentos em infraestrutura, estradas rurais, transporte escolas e apoio aos pequenos produtores rurais. A área de desenvolvimento urbano já disponibilizou R$ 500 milhões. leia mais »

AEN

Goioxim: Balada Automotiva no Clube Estradão 18 de Maio





Pato lamenta erro bizarro e afirma: ‘Bola vai entrar no Paulistão’




Incrível: sem ninguem a sua frente, Pato se enrola e não faz o gol (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)


Aos 30 minutos do segundo tempo, atacante teve a chance de fazer o segundo gol do Timão no Boca, mas se atrapalhou e errou
Os mais de 36 mil corintianos presentes no estádio do Pacaembu ficaram boquiabertos aos 30 minutos do segundo tempo. Pareciam não acreditar que a bola estava saindo pela linha de fundo em vez de entrar no gol do Boca Juniors. O gol perdido por Alexandre Pato realmente foi incrível.

Gil tinha dado um belo passe para Paolo Guerrero. O peruano, atento, viu o atacante livre. Ajeitou. Mas Pato se atrapalhou todo. Dominou, errou o chute e depois ele mesmo tirou a bola como se fosse zagueiro. Meio que atordoado na saída de campo, ele falou em um empurrão (!?) e prometeu gol no Paulistão.
Eu fiz o que tinha de fazer. Tentei driblá-lo (o goleiro Orión) e chutar, mas no final fui empurrado e aconteceu isso. Mas agora é esquecer. A bola vai entrar no Paulistão – declarou o atacante corintiano. No lance, porém, o jogador não foi empurrado por ninguém. Ele se atrapalhou sozinho mesmo.

Sobre o Paulistão, Pato tem razão em estar otimista. Na primeira partida, no domingo passado, o Corinthians venceu o Santos por 2 a 1. Neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, pode até mesmo empatar que sairá com o título estadual. Só o perde se o Peixe vencer por dois gols de diferença.

Há também a possibilidade de decidir a taça nos pênaltis. Para isso, o Santos de Neymar precisa vencer por um gol de diferença.


Na tentativa de consertar o erro, Pato atrapalhou Guerrero (Foto: Marcos Ribolli)



Globo Esportes

TF-X é conceito híbrido voador da Terrafugia







Protótipo desenvolvido pela marca Terrafugia promete apelo tecnológico e bom desempenho no asfalto e nas alturas

A marca norte-americana Terrafugia divulgou os primeiros detalhes de seu conceito híbrido voador. Batizado de TF-X, o protótipo é equipado com sistema de voo e pouso automático e sensores que avisam o motorista sobre os níveis do combustível, zonas seguras de pouso e decolagem e espaço aéreo restrito.

A carroceria conta com duas hélices que se dobram para trás após o protótipo levantar voo. Os detalhes sobre a motorização do conceito ainda não foram divulgados pela marca, que ainda estuda a previsão do lançamento do modelo. Segundo a Terrafugia, serão necessários cerca de 8 a 12 anos até o carro voador estar disponível no mercado.

www.icarros.com.br


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Goioxim: Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves Promove Dia Cultural Projeto Meio Ambiente



















16 de maio de 2013 O Colegio Estadual Dr. João Ferreira Neves estará promovendo o dia Cultural relacionado ao Projeto: Meio Ambiente, com diversas apresentações e exposições de trabalhos.

O referido estabelecimento de Ensino, em sua filosofia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, a escola vem trabalhando desde o inicio do ano letivo, um projeto interdisciplinar, envolvendo: Direção, equipe pedagógica, professores, alunos, agentes educacionais, pais, enfim toda a comunidade escolar. Com objetivo de realizar ações para a melhoria do ambiente e qualidade de vida e consequentemente trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.

Os professores em seus respectivos grupos de disciplinas e os agentes educacionais abordaram os seguintes subtemas, sendo:

• Fisica, Quimica, Biologia e Ciências: Sustentabilidade.

• L. Portuguesa: LEM ( Espanhol e Ingles): Preservação do Patrimônio Publico.

• Matemática: Esgotamento Sanitário.

• Geografia: Agua, Mata Ciliar e Proteção de Fontes.

• História, Filosofia e Sociologia: Lixo Urbano.

• Ed. Fisica e Arte: Desmatamento, Mata Nativa e Reflorestamento.

• Agentes Educacionais e Bibliotécaria: Lixo na Escola.

Projetos como estes, são necessário para refletirmos e colocarmos em prática no nosso dia-a-dia, ações que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos.

Agradecemos:

• De forma especial: Professores, Equipe pedagógica, funcionários, alunos e todos os que colaboraram para efetivação deste projeto, o nosso muito obrigado.

Diretor: Marcelo de Souza
Diretora-Auxiliar: Marcia Aparecida Ravanelo.

“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”
(Herbert de Souza, o Betinho)

Assessoria de comunicação CEJFN