sexta-feira, 22 de março de 2013

Rossoni e prefeitos discutem asfaltamento da PR-549 com governador Beto Richa





O deputado Rossoni (PSDB), acompanhado de um grupo de prefeitos da região Centro- Oeste do estado, apresentou ao governador Beto Richa (PSDB) um pedido para a viabilização das obras de pavimentação asfáltica na PR-549. O trecho, de aproximadamente 22 quilômetros, liga os municípios de Pinhão e Reserva do Iguaçu.

Rossoni lembrou que o projeto e começo das obras foram realizados no início dos anos 2000, durante a administração do ex-governador Jaime Lerner, mas em 2002, paralisadas na administração do ex-governador Roberto Requião (PMDB), sem nenhuma justificativa.

“É uma obra histórica e que vai promover o desenvolvimento da região. Muitas indústrias deixam de aumentar as atividades ou se instalar na região devido à dificuldade e o encarecimento do transporte. Tenho a certeza de que iremos buscar uma solução para esse problema e essa pavimentação será realizada”.

Atualmente, o transporte de produtos da Cooperativa Agrária Mista Entre Rios e também da Coamo, para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sofre um acréscimo de quase 200 quilômetros devido à não pavimentação do trecho.

Segundo o prefeito de Reserva do Iguaçu, Emerson Ribeiro, com a pavimentação do trecho, os produtores de milho da região conseguirão reduzir aproximadamente R$ 1,50 o custo da saca do produto com a diminuição do valor do frete. “Pinhão e Reserva do Iguaçu produzem hoje quase 200 milhões de toneladas de milho. Toda essa produção tem que ir para Guarapuava, depois para o Sudoeste para daí seguir para Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, explicou. “Saio satisfeito com a sinalização do governador de buscar uma solução. Ele mostrou o interesse de realizar a obra e desenvolver aquela região, assim como vem fazendo em todo o Paraná”, acrescentou.

O prefeito de Pinhão, Dirceu de Oliveira, apontou a falta de pavimentação como o gargalo que leva ao baixo investimento das empresas na região. Ele citou que a Cooperativa Agrária pretende aumentar a produção na região, mas os problemas com essa rodovia têm sido um empecilho. “Vai facilitar a ligação da região com o Sudoeste para o escoamento da produção agrícola. A nossa região tem uma produção agrícola muito forte de trigo, milho e cevada.

A Agrária quer aumentar a armazenagem da produção, mas a falta de uma estrada boa inviabiliza”, contou. “Estamos esperançosos que a partir dessa conversa com o governador tenhamos uma resposta positiva, pois vivemos em uma região contraditória, com um dos mais baixos IDH do estado e com uma produção agrícola muito forte. Agregando mais valor ao nosso produto e escoando de maneira mais rápida, vai fazer com que invistam mais na região e gerar mais emprego”.

Também participaram do encontro, os prefeitos de Foz do Jordão, Neri Quatrin, de Mangueirinha, Albari Guimorvan, e de Candói, Gelson Costa, além de vereadores e lideranças da região.

Atenção Especial
O governador Beto Richa (PSDB) disse que dará uma atenção especial ao pedido e já solicitou ao secretário de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, que verifique a situação do contrato com a empreiteira contratada na época.

“Vamos ver se é possível fazer uma negociação com essa empreiteira, pois assim não haveria necessidade de uma nova licitação e agilizaríamos o processo. É uma obra fundamental para o desenvolvimento da região, mas nesse momento não posso dar 100% de certeza da realização, mas todos têm o meu apoio e empenho para buscarmos uma solução”.

Mais notícias: www.valdirrossoni.com.br
Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/deputadorossoni/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém