quinta-feira, 14 de março de 2013

Quedas do Iguaçu: Foi palco do 8º Encontro Regional do Dia Internacional da Mulher no Paraná






Evento reúne mulheres de 13 cidades da Cantu

A cidade de Quedas do Iguaçu foi palco do 8º Encontro Regional do Dia Internacional da Mulher no Paraná, com a presença de milhares de mulheres camponesas, ligadas à Via Campesina, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e dos Pequenos Agricultores (MPA), além de sindicatos que atuam nos assentamentos, acampamentos e comunidades da região.

Com o tema ‘Basta de violência contra a Mulher!’, a palestrante Izabel Grein, trouxe os desafios e o papel da mulher na sociedade, ela explanou também sobre a necessidade de lutar por melhores condições de vida, no campo e na cidade.

“A mulher precisa ser atuante na sociedade, todas devem, juntas lutar, contra a pressão e opressão”, ressalta Isabel. A palestrante também falou do verdadeiro significado de 8 de março, como um dia de luta e não apenas de festa. “Esta data foi marcada pela história da sociedade que insiste em negar às mulheres seus direitos sociais, políticos e econômicos. A todo o momento as mulheres são ameaçadas, agredidas e assassinadas. Toda essa violência é reflexo de uma sociedade opressora. Somente com uma educação integrada vamos superar isso”, avalia.

O encontro foi realizado no sábado (9), com caminhada pelas ruas do centro da cidade, até o CTG Pealando a Saudade. O almoço de confraternização foi à base de produtos da agricultura familiar, organizados por assentados.

O evento contou com a presença dos vereadores Claudemir Torrente e Silvano Ribeiro (PT), do diretor administrativo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Laranjeiras do Sul, Paulo Mayer.

Reivindicações

As manifestantes também levantaram a bandeira da campanha ‘Fechar Escola é Crime’, em protesto ao fechamento de duas escolas no assentamento Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu. Este, que é considerado um dos maiores assentamentos da América Latina, com 1,1 mil famílias assentadas.

Atividades culturais

durante a tarde aconteceram atividades culturais, com apresentação de danças indígena e de rua, capoeira, músicas, poesia e também uma apresentação de teatro sobre a violência cometida contra as mulheres.

No término, as mulheres de Quedas do Iguaçu entregaram a bandeira para as mulheres de Diamante do Sul, que organizarão o 9° Encontro de Mulheres da Via Campesina, em 2014.

Matéria: Jcorreio do Povo
Foto: Marta Participante de Goioxim 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém