quarta-feira, 27 de março de 2013

Estudantes da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul programam diversas atividades para Feira do Peixe Vivo 2013





Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul participa da Feira do Peixe Vivo, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. O evento acontece no Parque Aquático de Laranjeiras do Sul, nos dias 27 e 28 de março.

Além de acadêmicos e professores de Engenharia de Aquicultura, participam também da feira, este ano, os cursos de Ciências Econômicas e Engenharia de Alimentos. A organização do evento destinou um espaço para a divulgação dos cursos e atividades da UFFS. “Em nosso estande, serão expostos banners sobre a importância do consumo de peixes, a avaliação do frescor do pescado e a respeito da elaboração de linguiça de peixe e os alunos estarão à disposição para tirar dúvidas dos visitantes”, explica a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, professora Cátia Tavares dos Passos.

Estudantes de Engenharia de Aquicultura realizarão diversas atividades durante os dois dias de evento, sob orientação de docentes do curso. “Os alunos irão auxiliar os produtores, na parte da manhã, a realizar a despesca nas propriedades, aplicarão questionários com produtores e consumidores sobre as espécies consumidas, preferidas e cultivadas e realizarão, ainda, uma atividade de monitoramento da qualidade de água dos tanques de vendas de peixes”, destaca a professora Betina Muelbert.

Além de apoiar a prefeitura a melhorar a feira, os questionários são usados para a produção de artigos. A acadêmica de Engenharia de Aquicultura, Desieli Gomes de Amorin, utilizou as informações dos questionários aplicados nas edições de 2011 e 2012 da feira para a elaboração do artigo “Diagnóstico da Feira do Peixe Vivo de Laranjeiras do Sul”. O trabalho foi apresentado no II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS (SEPE), em novembro do ano passado.

Outra atividade será realizada em conjunto por discentes de Ciências Econômicas e Engenharia de Aquicultura. Acompanhados pelo professor Tiago da Costa, eles realizarão o controle de custos e receitas dos produtos comercializados na feira.

Assessoria de Comunicacao - Laranjeiras do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém